ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Sem plano contra incêndio, curtume tem que apresentar um em 30 dias

Nadyenka Castro | 01/02/2012 18:20

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, Marfrig foi notificado a entregar o projeto e também obrigado a contratar empresa para retirar gás tóxico do local. Assista a vídeo

Bombeiros e técnicos entram no frigorífico Marfrig. (Foto: Marlon Ganassin)
Bombeiros e técnicos entram no frigorífico Marfrig. (Foto: Marlon Ganassin)

Em funcionamento há aproximadamente oito meses, o curtume do frigorífico Marfrig, em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, onde acidente químico nessa terça-feira matou quatro pessoas, não tem plano de prevenção a incêndio.

Agora, a empresa foi notificada pelo Corpo de Bombeiros a apresentar um plano em, no máximo, 30 dias, de acordo com informações do comandante da unidade no município, tenente Pablo Diego Barros de Jesus.

A notificação foi entregue aos representantes do Marfrig durante reunião na tarde desta quarta-feira com a participação também de técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e profissionais do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Além de entregar o plano, onde deve constar a planta do local com saídas de emergência, e hidrantes, o Marfrig terá que contratar empresa terceirizada para neutralizar o restante de gás que ainda há no local do acidente e dar o fim adequado.

O curtume continua fechado, com as atividades ainda proibidas de serem retomadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a quantidade de gás é praticamente zero.

O acidente químico no curtume do frigorífico aconteceu quando um caminhão descarregava o ácido coramin - usado para retirar pelos de couro - em um tanque.

Houve reação química entre o coramin e outro produto que havia no recipiente e um gás tóxico foi exalado, matando os quatro trabalhadores e intoxicando outras 24, destas, 21 já tiveram alta e três continuam internadas em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

A Prefeitura de Bataguassu decretou luto oficial por três dias. A PMA (Polícia Militar Ambiental) aplicou multa de R$ 1 milhão à empresa e técnicos do Imasul vão elaborar laudos sobre as causas do acidente. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar se houve falha humana.

Assista a vídeo fornecido pelo Corpo de Bombeiros, que mostra o trabalho dos militares no local.

Nos siga no Google Notícias