ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Sem transporte escolar, moradores protestam agora na frente da prefeitura

Ontem à noite, moradores de sitiocasno perímetro urbano foram à Câmara de Vereadores, mas serviço continua suspenso

Helio de Freitas, de Dourados | 20/08/2019 09:21
Moradores de sitiocas, entre eles alunos, durante bloqueio da Coronel Ponciano, em Dourados (Foto: Wellington Morais)
Moradores de sitiocas, entre eles alunos, durante bloqueio da Coronel Ponciano, em Dourados (Foto: Wellington Morais)

Moradores de sitiocas e outros bairros distantes do centro da cidade voltaram a protestar nesta terça-feira (20) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Eles cobram da prefeitura a retomada do transporte de estudantes até as escolas da cidade. Pelo menos 150 crianças moram nesses bairros, localizados nas margens da BR-163, na saída para Caarapó.

O protesto ocorre em frente à sede da prefeitura, onde fica o gabinete da prefeita Délia Razuk (sem partido). Os manifestantes bloquearam os dois lados da pista. Uma das três mais movimentadas na cidade, a via liga a BR-163 à Avenida Marcelino Pires.

Na manhã de ontem, os moradores bloquearam a BR-163 na saída para Caarapó. À noite, protestaram na sessão da Câmara de Vereadores e foram recebidos pela Comissão de Educação da Casa.

O vereador Olavo Sul (Patriota), que acompanha o grupo, disse que a prefeitura já sinalizou que vai retomar o transporte dos alunos após a manutenção dos 15 ônibus próprios. “Por conta da vulnerabilidade da comunidade, onde muitos alunos estão perdendo aula porque os pais não podem levá-los até as escolas, fomos informados que a prefeitura vai manter o transporte”, afirmou ele ao Campo Grande News.

Ontem, durante o bloqueio da rodovia, o secretário municipal de Educação Upiran Jorge Gonçalves disse que a prefeitura não poderia continuar transportando os alunos das sitiocas, porque os bairros ficam no perímetro urbano e o serviço existe apenas para transporte de estudantes da zona rural.

Hoje, no entanto, a versão é de que o serviço será mantido e retomado assim que a prefeitura consertar os ônibus. “Fomos informados que a prefeita [Délia Razuk] vai assinar a dispensa de licitação para a manutenção dos ônibus nesta manhã”, declarou Olavo Sul.

Além do serviço terceirizado feito por empresa particular que percorre a maior parte da zona rural do município, a prefeitura mantém 15 ônibus próprios para atender os bairros distantes do perímetro urbano e os distritos. Por falta de manutenção, os ônibus estão parados e pelo menos 800 estudantes estão perdendo aula.

Moradores durante bloqueio da Avenida Coronel Ponciano, nesta manhã (Foto: Wellington Morais)
Moradores durante bloqueio da Avenida Coronel Ponciano, nesta manhã (Foto: Wellington Morais)
Nos siga no Google Notícias