ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

SES vai testar 5 mil na Grande Dourados e dobrar exames rápidos em drive-thru

Meta proposta corresponde a mais da metade dos procedimentos já feitos em todo o Estado até agora

Jones Mário | 29/05/2020 12:35
Drive-thru de Dourados já começou agendamento para testes rápidos (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)
Drive-thru de Dourados já começou agendamento para testes rápidos (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

O avanço do novo coronavírus na região da Grande Dourados fez o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, prometer testar 5 mil pessoas. Serão examinados todos que tiveram contato com infectados.

Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (29), Resende disse que a estratégia de ampliação é uma demanda da Vigilância em Saúde da pasta.

A meta proposta, de 5 mil examinados, corresponde a mais da metade dos testes já feitos em todo o Estado até então, de 9.432, segundo painel da SES.

Após reunião com prefeitos da região, nesta semana, a JBS/Seara decidiu submeter todos os seus 4,2 mil funcionários à exames para covid-19. O frigorífico de Dourados preocupa pela dinâmica de trabalho propícia à propagação da doença.

Barreira sanitária em Dourados afere temperatura corporal de quem passa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Barreira sanitária em Dourados afere temperatura corporal de quem passa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

Diversos moradores de Dourados e municípios do entorno, trabalhadores da JBS/Seara, já foram diagnosticados com novo coronavírus.

Segundo Geraldo Resende, a SES emprestou exames para a indústria, que, por sua vez, contratou laboratórios particulares para rodar as amostras.

Trabalhadores de Douradina, Itaporã e Rio Brilhante já passaram por testes. Funcionários que vivem em Fátima do Sul e Vicentina têm amostras coletadas ainda hoje.

Com 16 novos casos confirmados pelo boletim desta sexta, a cidade de Dourados chegou a 236 e assumiu a segunda posição do ranking estadual, à frente, agora, de Guia Lopes da Laguna (225). Líder, Campo Grande soma 278 casos.

Das 1.356 confirmações no Estado, aproximadamente um terço (32,3%), ou 439, são oriundos dos 11 municípios da Grande Dourados.

Testes rápidos - Começou nesta sexta-feira (29) o agendamento para os exames sorológicos, que identificam a presença dos anticorpos que combatem o Sars-CoV-2 no sangue, nos drive-thrus instalados na Capital, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Durante transmissão ao vivo, o titular da SES adiantou que as vagas para Dourados foram preenchidas rapidamente. A secretaria, então, adiantou que vai ampliar para 40 o número de testes rápidos disponíveis por dia, a partir da próxima quarta-feira (3 de junho). Os exames convencionais, por biologia molecular, também ganharão acréscimo, de 60 para 90, diariamente.

Anteriormente, a SES havia apontado para 20 testes rápidos diários na Capital e em Dourados, além de 10 por dia nos drive-thrus de Corumbá e Três Lagoas.

Os exames sorológicos são voltados aos pacientes que tiveram sintomas da covid-19 - tosse seca, dor de garganta, ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre - e estejam assintomáticos após oito dias.

O resultado do exame sai em até 20 minutos, mas o testado só será informado num prazo de 24 horas, por SMS, e-mail ou acesso ao site da SES.

*reportagem alterada às 12h47min para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias