ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Sindicato notifica prefeitura sobre greve, mas ameaça divide servidores

Servidores que já receberam o salário de agosto afirmam que não vão aderir se greve for iniciada na quinta-feira

Helio de Freitas, de Dourados | 09/09/2019 13:59
Servidores de Dourados durante protesto na prefeitura, em agosto; sindicato ameaça greve, mas não tem apoio integral (Foto: Adilson Domingos)
Servidores de Dourados durante protesto na prefeitura, em agosto; sindicato ameaça greve, mas não tem apoio integral (Foto: Adilson Domingos)

A Prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, foi notificada nesta segunda-feira (9) sobre a greve dos servidores municipais a partir de quinta-feira (12). A notificação foi enviada pelo Sinsemd (Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados) com antecedência de 72 horas, como determina a lei.

Assinada pela presidente do sindicato, Rosa Helena Catelan, a notificação extrajudicial à qual o Campo Grande News teve acesso informa à prefeita Délia Razuk (sem partido) que a greve vai ser deflagrada por causa do atraso no pagamento do salário de parte dos servidores.

Entretanto, a medida divide os trabalhadores municipais e não deve ser seguida pela maioria do funcionalismo, segundo apurou a reportagem. Servidores que já receberam o salário de agosto prometem não aderir, pois a prefeitura poderia até descontar os dias parados, já que estão com o pagamento em dia.

Na sexta-feira (6), quinto dia útil do mês, a prefeitura liberou o salário de agosto para quem tem salário líquido de até R$ 4.100. Pelo menos 6.500 servidores, ou 72% do funcionalismo, receberam em dia.

Professores em sala de aula também receberam o pagamento integral com o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), mas 500 trabalhadores devem receber só nesta semana.

Através da notificação, o sindicato informa à prefeita que a greve foi aprovada em assembleia no dia 12 do mês passado e que seria iniciada 72 horas depois de vencer o prazo para pagamento dos salários.

“Preocupado com os reiterados atrasos, o notificante [sindicato] realizou no dia 12 de agosto assembleia geral extraordinária, onde ficou decidido por todos os servidores presentes, que a prefeitura tem 72 horas para pagar integralmente todos os salários, toda vez que a notificada [prefeitura] não pagar todos os salários até o quinto dia útil do mês seguinte”, afirma o documento.

Como o pagamento não foi feito a todos os servidores, segundo o sindicato, será iniciada greve geral a partir de quinta-feira. O Sinsemd lembra no documento que salário é de natureza alimentar e basicamente serve para atender as primeiras necessidades do trabalhador e sua família.

Na sexta-feira, servidores de nível superior que não receberam o salário de agosto protocolaram denúncia no Ministério Público contra a prefeitura por causa do novo escalonamento adotado pela Secretaria Municipal de Fazenda.

Em documento direcionado ao promotor Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça, cirurgiões dentistas, enfermeiros e nutricionistas afirmam que a prefeita Délia Razuk ignorou recomendação feita no mês passado pelo MP, de pagar o mesmo percentual a todos os servidores enquanto durar a crise financeira do município.

Na denúncia, os servidores afirmam que sofrem com o escalonamento desde outubro de 2017 sem receber correção monetária dos valores atrasados e que a recomendação do MP só foi acatada no mês passado, quando a prefeitura pagou no quinto dia útil 44% do salário a todos os servidores. Nesta semana voltou a recorrer ao escalonamento.

Os profissionais acusaram a administração municipal de jogar os servidores de nível superior – “que são os responsáveis técnicos pelos serviços prestados aos moradores” – contra os demais funcionários e contra a população.

Nos siga no Google Notícias