ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

STF manda prefeito cumprir pena por narcotráfico em regime semiaberto

Alexandrino Arévalo Garcia, prefeito de Aral Moreira, está condenado a quatro anos e oito meses por tráfico de cocaína

Helio de Freitas, de Dourados | 01/07/2020 11:07
Prefeito Alexandrino Garcia na tribuna da Câmara de Aral Moreira, em março (Foto: Divulgação)
Prefeito Alexandrino Garcia na tribuna da Câmara de Aral Moreira, em março (Foto: Divulgação)

Condenado a quatro anos e oito meses por tráfico internacional de cocaína, o prefeito de Aral Moreira Alexandrino Arévalo Garcia (PSDB) poderá cumprir a pena em regime semiaberto. A decisão é do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em despacho do dia 26 de junho, publicado nesta quarta-feira (1º), Gilmar Mendes fixou o regime inicial semiaberto, contrariando decisão anterior que determinava o cumprimento da pena em regime fechado.

Por outro lado, o ministro julgou “prejudicados” os embargos de declaração apresentados pela defesa para tentar anular a condenação por associação criminosa. Os advogados do político tucano alegaram que os demais denunciados foram absolvidos desse crime e que não teria como Alexandrino se associar sozinho, tese rejeitada por Gilmar Mendes.

Assim que a 1ª instância da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul for informada sobre a decisão do ministro da Corte superior, Alexandrino será notificado para começar a cumprir a pena. Como Aral Moreira não tem presídio, ele deverá passar a noite na delegacia da Polícia Civil e sair durante o dia para exercer o mandato.

Rota do pó – Alexandrino Garcia foi preso pela Polícia Federal em fevereiro de 2016, na Operação Materello, quando ainda era vereador da cidade de dez mil habitantes localizada a 364 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Inicialmente ele foi condenado a sete anos de prisão, mas recorreu e conseguiu reduzir a pena. Mesmo sentenciado por fazer parte de quadrilha internacional que trazia cocaína da Bolívia e despachava para a Europa através do porto de Santos, Alexandrino não cumpriu um dia sequer da pena. Em outubro de 2016, já réu por narcotráfico, foi eleito prefeito e exerce o cargo até hoje.

Denúncia do MPF (Ministério Público Federal) afirma que Alexandrino Garcia fazia parte de “bem estruturada narcoquadrilha formada por pelo menos 40 pessoas”. O papel dele na organização seria apontar a “melhor época” para a chegada da maconha vinda do Paraguai e a cocaína trazida da Bolívia.

Conversas telefônicas interceptadas nas investigações mostraram Alexandrino mantendo constantes contatos com outros membros da quadrilha, um deles Aley Araji, que também usava o nome de José Carlos da Costa. Ao negar o recurso da defesa, Gilmar Mendes cita essas conversas e recorda diálogo em que o atual prefeito negociava a compra de droga com “200 mil verdes”, que seriam dólares, segundo a investigação.

Nos siga no Google Notícias