ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

STF mantém preso cacique acusado de torturar policiais após morte do filho

Leonardo de Souza é pai de agente de saúde morto em ataque de fazendeiros, em 2016

Helio de Freitas, de Dourados | 04/12/2020 12:50
Leonardo de Souza, no dia do velório do filho, em junho de 2016 (Foto: Helio de Freitas)
Leonardo de Souza, no dia do velório do filho, em junho de 2016 (Foto: Helio de Freitas)

O cacique guarani-kaiowá Leonardo de Souza, acusado de liderar o sequestro e tortura de três policiais militares em junho de 2016, em Caarapó, a 283 km de Campo Grande, vai continuar preso. A decisão foi tomada nesta semana pela 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal).

Condenado a 18 anos de prisão pelo ataque aos policiais, Leonardo é pai do agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu de Souza, 26, assassinado a tiros por fazendeiros e jagunços durante tentativa de desocupação da fazenda Yvu, ao lado da Aldeia Tey Kuê, no dia 14 de junho de 2016. Outros seis índios ficaram feridos. O caso ficou conhecido como “Massacre de Caarapó”.

Como retaliação ao ataque, grupo de indígenas, supostamente liderado por Leonardo de Souza, cercou a equipe da Polícia Militar que estava na área de confronto.

Retirados da viatura, os policiais foram agredidos com chutes, socos e pauladas. Os índios também jogaram gasolina nos PMs e ameaçaram colocar fogo, o que não aconteceu. A viatura, no entanto, foi queimada, assim como o caminhão transportando máquina agrícola que passava pela estrada da reserva.

Na terça-feira (1º), a 1ª Turma do STF decidiu que cabe habeas corpus contra decisão monocrática de ministro de corte superior. O recurso foi impetrado pela DPU (Defensoria Pública da União) contra decisão de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que havia negado a conversão da prisão preventiva em domiciliar.

Conforme o processo, quando os policiais militares chegaram ao local, Leonardo organizou um grupo e reagiu com violência, submetendo os policiais militares a agressões e grave ameaça de morte com paus, facões e flechas.

A Defensoria Pública da União alegou que Leonardo é idoso, indígena, diabético, hipertenso e portador de doenças crônicas degenerativas. Para reforçar a necessidade de soltura, citou também a pandemia da covid-19.

Relatora a favor – Embora tenha citado que o recurso foi impetrado contra decisão individual de ministro do STJ, “o que impediria seu conhecimento pelo STF”, a relatora do pedido de habeas corpus, ministra Rosa Weber, se manifestou a favor da prisão domiciliar.

No entendimento dela, o fato de Leonardo ser indígena dificulta sua adaptação ao ambiente prisional. Além disso, é idoso, tem diabetes e hipertensão e sofre de depressão desde a morte do filho. Rosa Weber também apontou como motivo para a prisão domiciliar o fato de os fazendeiros envolvidos no massacre aguardarem o julgamento em liberdade.

O voto foi acompanhado pelo ministro Marco Aurélio exclusivamente na conversão da preventiva em prisão domiciliar. Entretanto, prevaleceu a divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, que votou pela manutenção da prisão.

Segundo o site Consultor Jurídico, Moraes considerou os fatos graves, inviabilizando a superação da jurisprudência da 1ª Turma, “que não admite a impetração de habeas corpus contra decisão monocrática de ministro do STJ”.

O ministro ainda destacou que a prisão preventiva foi substituída pela condenação de Leonardo em primeira instância a mais de 18 anos de prisão em regime fechado. Alexandre de Moraes citou ainda que Leonardo está adaptado culturalmente, o que impede a utilização da sua condição de indígena para converter a prisão em domiciliar.

Apesar de considerar o Massacre de Caarapó crime bárbaro que resultou na morte do filho do cacique, Moraes afirma que isso não justifica os atos praticados por Leonardo contra os policiais. O posicionamento foi acompanhado pelos ministros Roberto Barroso e Dias Toffoli.

Fazendeiros em liberdade – Acusados de comandar o ataque ao grupo de índios para desocupar a fazenda à força, os fazendeiros Nelson Buainain Filho, Dionei Guedin, Eduardo Tomonaga, o "Japonês", Jesus Camacho e Virgílio Mettifogo chegaram a ser presos em 2016, mas estão em liberdade.

Eles foram presos pela primeira vez em 18 de agosto de 2016 e liberados em 25 de outubro do mesmo ano, por decisão do ministro do STF Marco Aurélio. Quase um ano depois, no dia 26 de setembro de 2017, o STF revogou a liminar e os cinco voltaram para a prisão dois dias depois.

No dia 29 de novembro de 2017 eles deixaram o presídio em Dourados beneficiados por habeas corpus concedido pela a 11ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em São Paulo. O processo pela morte de Clodiodi e ferimento dos outros seis índios ainda está em andamento na Justiça Federal.

Nos siga no Google Notícias