ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

STJ nega mais um pedido contra instalação de fábrica de celulose

Mariana Lopes | 24/04/2014 16:47

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de medida cautelar, feito pela J&F Participações S/A, contra a instalação da fábrica de celulosa em Ribas do Rio Pardo, cidade distante 103 quilômetros de Campo Grande. O pedido já havia sido negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O grupo J & F Participações, que controla a Eldorado Brasil Celulose e o frigorífico JBS, alega que o ex-sócio, Márcio Celso Lopes, que faz parte da CRPE Holding, responsável pelo investimento na fábrica de celulose, assinou um termo de não concorrência por 10 anos quando vendeu a participação na Eldorado, há dois anos.

O grupo JBS já perdeu em duas instâncias. O juiz de primeira instância e o Tribunal de Justiça de São Paulo negaram os pedidos de liminares para suspender o negócio.

Diante disto, o STJ alega que o grupo atropelou o trâmite, pois o recurso ainda deveria ter sido feito à Justiça paulista. O juiz também confirma que a instalação da fábrica de celulosa em Mato Grosso do Sul não irá trazer prejuízos ao J & F Participações.

Na decisão, o STJ ainda pontuou que, caso haja qualquer prejuízo futuramente, o grupo pode entrar com pedido de indenização pela quebra do contrato assinado com o ex-sócio.

Apesar da disputa judicial, o empreendimento em Mato Grosso do Sul já obteve até a aprovação de financiamento pela Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), que poderá liberar R$ 730 milhões. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai analisar pedido para financiar R$ 1,3 bilhão.

Nos siga no Google Notícias