ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Sul-mato-grossense é preso com 80 mil pacotes de cigarro no Paraná

Helio de Freitas, de Dourados | 08/12/2017 15:14
Morador de Iguatemi foi preso pela PRF em Alto Paraíso junto com outro motorista, do PR (Foto: Divulgação)
Morador de Iguatemi foi preso pela PRF em Alto Paraíso junto com outro motorista, do PR (Foto: Divulgação)

Um sul-mato-grossense de 27 anos, residente em Iguatemi, foi preso hoje (8) no interior do Paraná por contrabando de cigarro. Ele e outro motorista de 57 anos, de Campo Mourão (PR), foram flagrados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Alto Paraíso, com 80 mil pacotes de cigarro fabricado do Paraguai.

Os dois caminhões foram interceptados na BR-487, que liga Alto Paraíso, na divisa com MS, a Maringá, por volta de 8h. Segundo a PRF, as marcas encontradas nos caminhões foram fabricadas pela Tabesa (Tabacalera del Este), que pertence ao presidente da República do Paraguai, Horário Cartes.

Um dos motoristas tentou fugir, mas foi perseguido e preso. Os dois foram levados para a delegacia da Polícia Federal em Guaíra (PR). O morador de Iguatemi disse que levaria a carga para Curitiba. Já o outro motorista contou que seu destino era Maringá. Os dois afirmaram que pegaram as cargas em Naviraí (MS).

Patrão do cigarro – Eleito em 2013 para a presidência do Paraguai, Horacio Manuel Cartes Jara é conhecido no país vizinho como o “patrão do cigarro”.

Em agosto deste ano se reuniu com o presidente Michel Temer em Brasília, para discutir o combate ao crime organizado. Mas, deve ter ficado fora da agenda o fato de que Cartes é atualmente o maior fabricante do cigarro contrabandeado que deixa o Paraguai e invade o comércio informal das grandes cidades brasileiras.

As quase 40 fábricas da Tabesa respondem por 30% dos 3,3 bilhões de maços produzidos por ano no Paraguai. Quase 90% da produção é destinada a outros países, majoritariamente o Brasil, maior centro consumidor da América Latina.

Nos siga no Google Notícias