ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

TAC faz dez anos, mas demarcações de terras indígenas não avançam

Helio de Freitas, de Dourados | 27/11/2017 12:25
Índios que lutam por demarcações no município de Caarapó (Foto: Helio de Freitas)
Índios que lutam por demarcações no município de Caarapó (Foto: Helio de Freitas)

Há dez anos era assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o MPF (Ministério Público Federal) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) para acelerar as demarcações de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Uma década depois os estudos continuam parados.

De acordo com o MPF, o acordo estabeleceu uma série de obrigações para a Funai, que deveria entregar os relatórios de identificação e delimitação de terras, que serviriam pra orientar a demarcação das áreas de ocupação tradicional indígena.

“Os estudos deveriam ter sido entregues em 30 de junho de 2009, mas sequer foram elaborados. A Funai também deveria ter encaminhado ao ministro da Justiça, até 19 de abril de 2010, os procedimentos referentes à demarcação de terras indígenas”, afirma o MPF.

Conforme o órgão federal, o TAC é utilizado pelo MPF para resolver um problema evitando o recurso à Justiça. “Essa inconcebível lentidão quanto à demarcação das terras indígenas guaranis em Mato Grosso do Sul não representa mera insatisfação das obrigações do TAC, mas, pior, constitui grave e inconcebível violação a direitos fundamentais garantidos expressamente no texto da Carta Política de 1988”.

Com 70 mil pessoas divididas em várias etnias, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país. Entretanto, segundo o MPF, só 0,2% da área do estado é ocupada por terras indígenas, enquanto áreas ocupadas por lavouras de soja (1,1 milhão de hectares) e cana (425 mil hectares) são até trinta vezes maiores que a soma das terras ocupadas por índios.

“Em Dourados, há uma reserva com 3,6 mil hectares, constituída na década de 1920. Existem ali duas aldeias - Jaguapiru e Bororó - com 13 mil pessoas. A densidade demográfica é comparável a verdadeiro confinamento humano. Em espaços tão diminutos é impossível a reprodução da vida social, econômica e cultural”, critica o MPF.

Conforme o MPF, essas reservas contribuem para a degradação da comunidade, com altos índices de violência, que também vem de fora, em ações de despejo ilegal, cometidas por pistoleiros contratados.

Laranjeira Nanderu – A comunidade Laranjeira Nanderu, com 167 indígenas da etnia guarani-kaiowá, ocupa hoje pequena área de mata de uma fazenda em Rio Brilhante por conta de decisão judicial. Em 2010, os índios foram expulsos e ocuparam as margens da BR-163. Em maio de 2011 retomaram novamente o território que reivindicam, onde permanecem. Segundo o MPF, não possuem acesso à água potável nem a energia elétrica e o atendimento em saúde foi garantido por via judicial.

Passo Piraju – São 170 índios da etnia guarani-kaiowá que ocupam 40 hectares às margens do Rio Dourados. A maioria vive em barracos precários. Não tem acesso a energia elétrica. Existe um poço artesiano construído pelos órgãos oficiais, mas sem distribuição de água pelas casas.

Por nove anos, a comunidade viveu ameaçada de reintegração de posse, que somente foi anulada pelo TRF (Tribunal Regional Federal) em 2015. Eles permanecem na terra até o fim de uma perícia antropológica que irá determinar a área tradicionalmente ocupada pelos indígenas. A situação das demais áreas será retratada pelo MPF em uma série de reportagens produzidas pela assessoria do órgão federal.

Nos siga no Google Notícias