Tornado em Aral Moreira teve ventos de até 120 km/h e destruiu galpão

O vendaval que deixou um rastro de destruição foi causado por um tornado com vento de até 120 km/h na tarde de ontem (24), em Aral Moreira, distante 364 quilômetros de Campo Grande. A informação é do meteorologista da estação da Uniderp/Anhanguera, Nathálio Abraão.
O secretário de Planejamento e Fazenda, Fabrício Franco Marques, disse que os ventos fortes derrubaram a cobertura do Centro de Convivência da Melhor Idade e destruiu um barracão da Aviação Agrícola. “O teto do barracão, feito com uma estrutura metálica, foi parar a 500 metros do local”, diz, acrescentando que o tornado foi formado na entrada da cidade.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido no município. “Nunca tínhamos visto um fenômeno com este, foi a primeira vez que um tornado passou pela cidade”, afirma Fabrício.
O meteorologista explica que o tornado é uma forma de energia somada a três fatores: pressão, temperatura e umidade. “Já foi confirmada a presença do fenômeno na cidade e no meio do tornado o vento ultrapassou os 120 km/h”, destaca.
O vendaval foi entre as 14h e às 16h, segundo Nathálio.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologista) a previsão para hoje à tarde em Aral Moreira será de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. Os termômetros vão ficar na casa dos 28ºC.