ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Tromba d’água deixou rastro de destruição na região Sul

Prefeito Marcos Pacco percorreu locais alagados ontem em Itaporã; estradas vicinais continuam alagadas e Defesa Civil faz levantamento sobre os estragos causados pela chuva

Helio de Freitas, de Dourados | 13/03/2019 13:45
Ponte de madeira coberta por vegetação arrastada pela inundação de ontem (Foto: Itapora News)
Ponte de madeira coberta por vegetação arrastada pela inundação de ontem (Foto: Itapora News)

Pelo menos 30 famílias da cidade e da zona rural foram afetadas pela tromba d’água que atingiu ontem (12) o município de Itaporã, a 227 km de Campo Grande. A chuva chegou a 200 milímetros em algumas áreas e fez transbordar dois córregos que cortam os arredores da cidade de 22 mil habitantes, localizada a 20 km de Dourados.

Por onde se passa é possível ver sinais da inundação histórica provocada pelo transbordamento de dois pequenos córregos, o Canhadão e o Sardinha. Casas foram alagadas, pequenas propriedades rurais foram atingidas, granjas de porcos e galinhas foram destruídas e os animais mortos.

Produtores rurais perderam grande quantidade de soja e milho a granel armazenados nos chamados silos bag (grandes bolsas de plástico usadas para guardar grãos). Muitas bolsas de romperam e os grãos foram espalhados pela água.

Equipes da prefeitura ainda fazem levantamentos na cidade para definir o tamanho dos estragos e avaliar principalmente as condições das estradas e das pontes na zona rural. Algumas estradas ainda estão alagadas e pontes cobertas pela vegetação arrastada pela enchente.

Nesta quarta-feira (13), o prefeito Marcos Pacco (PSDB) percorreu alguns locais inundados e disse que espera o relatório da Defesa Civil estadual para decidir se decreta situação de emergência no município.

Amanhã, ele se reúne com o governador Reinaldo Azambuja para falar sobre as medidas emergenciais que serão tomadas para amenizar os estragos.

Segundo ele, a possibilidade de situação de emergência é grande devido ao prejuízo registrado com deslocamentos de pontes, estradas interditadas, as famílias que perderam seus pertences e animais, além de outros prejuízos.

Um sitiante teve cinco vacas arrastadas pela cheia. Um vídeo que circulou ontem mostra os animais sendo levados pela enchente. O Campo Grande News apurou que três vacas foram resgatadas, mas duas não foram localizadas.

Coleta de lixo – Outra preocupação da prefeitura é sobre o lixo produzido pela população da cidade. As estradas que levam ao aterro estão interditadas. Sem ter onde depositar o material, a prefeitura está usando todos os caminhões do parque rodoviário para fazer a coleta e esperar baixar a inundação para levar o lixo ao aterro.

Nesta tarde voltou a chover na região de Dourados, mas ainda não há registro de alagamentos. Veja abaixo mais imagens dos locais afetados pela enchente:

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias