Um ano após reparo, buraco surge em ponte sobre o Rio Paraguai e danifica carros
Na noite de ontem (30), dois motoristas tiveram os pneus furados ao trafegar pela BR-262, a caminho de Corumbá
Um ano após as obras de concretagem e reparos, a ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, próximo a Corumbá, a 420 km da Capital, voltou a apresentar problemas. Na noite de ontem (30), dois motoristas tiveram os pneus dos veículos furados e estruturas danificadas por conta de um grande buraco no meio da pista, no sentido Campo Grande–Corumbá.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ponte na BR-262, em Corumbá (MS), apresenta novo buraco um ano após reparos. Motoristas tiveram pneus furados e veículos danificados na noite de 30 de janeiro, em trecho próximo à antiga praça de pedágio. O buraco, profundo e com ferros expostos, não estava sinalizado. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) foi contatada para esclarecimentos sobre a situação e possíveis medidas. Em 2023, a ponte passou por obras de recuperação com concreto de alto desempenho, executadas pela EnGR Engenharia Ltda. por R$ 1,6 milhão. A obra incluiu a instalação de rampas metálicas e interdições noturnas para minimizar impactos no tráfego.
O trecho afetado fica a cerca de 150 metros da antiga praça de pedágio, atualmente desativada. Em vídeo encaminhado ao Campo Grande News, é possível ver a profundidade do buraco e as malhas de ferro utilizadas na concretagem.
Um dos motoristas atingidos foi o radialista Stéfano De Paula, morador de Corumbá, que passou pelo local por volta das 22h. Segundo ele, não havia nenhum tipo de sinalização ou interdição indicando risco.
“É um buraco grande e fundo, que aparece os ferros já. Na hora que passamos, o impacto foi grande e até ligou o parabrisas sem querer. Eu nem estava correndo, porque ali passamos a 40 km/h”, relatou. Ele também mencionou que outro motorista estava parado na pista devido aos danos causados ao passar pelo buraco.
De Paula também lembrou que o ponto danificado passou por intervenções no ano passado. “É um buraco na pista, que já foi remendado. Foi serviço que fez no ano passado e que já começou ceder. E ali sempre passa caminhões caminhando com minério. É muito peso”.
A reportagem entrou em contato com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) para verificar se o problema já foi oficialmente comunicado, se há previsão de interdição ou novos reparos, e o que pode ter causado a deterioração da pista, mesmo após os reparos feitos no ano passado.
Em nota, a agência informou que o reparo está sendo providenciado de forma imediata para garantir a segurança dos usuários da via e que, além disso, as equipes foram deslocadas nesta terça-feira (1º).
"Paralelamente, está em andamento um termo de cooperação com o DNIT, por se tratar de uma estrada federal, para a recuperação da ponte. O projeto já foi concluído e a expectativa é de que, em julho, a Agesul inicie o processo de contratação das obras necessárias para a recuperação estrutural da ponte", diz o restante da nota.
Obras recentes - No ano passado, a Agesul havia comunicado que a ponte passaria por interdições a partir de fevereiro, para a conclusão das obras de recuperação da estrutura de concreto. A previsão era de cinco interdições noturnas, com antecedência de aviso à população. O concreto utilizado seria de alto desempenho, com tempo de cura de até 12 horas.
O serviço noturno foi escolhido para minimizar o impacto no tráfego, já que a estimativa é de que cerca de 800 veículos passem pela ponte diariamente, sendo metade composta por veículos de carga.
Os reparos ficaram a cargo da empresa EnGR Engenharia Ltda., contratada em novembro de 2023 por R$ 1,6 milhão. Conforme divulgado na época, seriam instaladas rampas metálicas que, depois, seriam unificadas como parte da nova estrutura da ponte.

*Matéria atualizada às 14h28 para acréscimo da nota da Agesul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.