ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Vereadores querem limitar poder de prefeito em adotar medidas contra covid

Projeto criticado em redes sociais obriga Alan Guedes a submeter medidas à Câmara

Helio de Freitas, de Dourados | 19/03/2021 14:59
Plenário da Câmara de Dourados; projeto cria polêmica (Foto: Divulgação)
Plenário da Câmara de Dourados; projeto cria polêmica (Foto: Divulgação)

Projeto de lei protocolado nesta sexta-feira (19) na Câmara de Vereadores já causa polêmica e ameaça estremecer as relações entre Executivo e Legislativo em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Assinado pelo vereador estreante Juscelino Cabral (DEM) e Laudir Munaretto (MDB) – que é o presidente da Câmara – o projeto limita os poderes do prefeito Alan Guedes (PP) em adotar medidas de isolamento contra a covid-19 e obriga o chefe do Executivo a submeter qualquer decisão à apreciação dos vereadores.

Na prática, o projeto de lei dos vereadores douradenses, se for aprovado, contraria decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que deu poderes a governadores e prefeitos em adotar medidas de restrição para conter o contágio da covid-19.

O projeto impede o Executivo de adotar lockdown e toque de recolher sem a aprovação da Câmara. Também determina que passem pelo Legislativo a suspensão de qualquer atividade de trabalho, limitação de reuniões em espaços públicos e privados e lotação máxima de espaços públicos e privados.

A proposta também determina que o prefeito peça autorização dos vereadores antes de adotar medidas para restringir circulação de veículos particulares e entrada de veículos no município.

Outra regra prevista no projeto é que em caso de medidas restritivas de trabalho, a prefeitura fica obrigada a convocar para discussão, no prazo mínimo de cinco dias úteis, representantes de empregadores e empregados dos setores de alimentação, restaurantes, bares, turismo, hotelaria, lojista, profissionais liberais, shoppings centers e representante da Câmara.

Nessa discussão, a prefeitura tem de apresentar embasamentos científicos e dados estatísticos fundamentando a necessidade da medida. Em caso de fechamento sem aprovação da Câmara, o projeto prevê ato de improbidade administrativa por parte do prefeito.

“Essa lei também combate o ativismo judicial onde membros do Ministério Público venham interferir na discricionariedade do Poder Executivo e Legislativo, cabendo à Casa de Lei, representantes eleitos pelo povo, impedir tais medidas restritivas de liberdade”, afirmam Juscelino e Laudir, na justificativa.

Segundo os vereadores douradenses, medidas de fechamento completo do comércio têm se revelado infrutíferas, “comprovando que na maioria dos lugares onde se determinou a adoção de lockdown, toque de recolher e isolamento desproporcional, as taxa de contágio e morte dispararam, como por exemplo Argentina, São Paulo, Alemanha”.

Já esperava – Ao Campo Grande News, Juscelino Cabral, que é servidor de carreira do Detran/MS, disse que já esperava que haveria polêmica. “Entretanto, enquanto eleitos que fomos, não podemos fugir dos assuntos pertinentes à vida do nossos munícipes”.

O vereador do DEM continua: “cada município tem sua realidade, na verdade existe muita narrativa sobre o assunto, respostas precisam ser dadas à população. Passamos praticamente um ano de lockdown, e o resultado?”.

Juscelino disse que esse é seu pensamento e do colega Laudir Munaretto, por isso resolveram apresentar o projeto em conjunto. “Precisamos discutir, juntamente com a sociedade e as instituições. Toda a sociedade organizada tem que opinar, a vida de todos está sendo afetada. Acredito que nossos governantes querem o melhor, só que os representantes da população precisam participar, afinal o Legislativo é a casa do povo”, afirmou o democrata.

Assim como o vereador do DEM, Laudir Munaretto disse que já esperava polêmica, mas, segundo ele, o assunto merece discussão profunda por atingir milhares de trabalhadores. “Como você vai chegar para um pai de família e falar que o trabalho dele não é essencial?”.

Laudir disse que a proposta não é negar a pandemia nem a tragédia que a covid-19 causa no mundo, mas apenas colocar o Legislativo na conversa, para colaborar com opiniões. “Nossa ideia é trazer esse assunto tão sério para dentro da Câmara de Vereadores, para ouvir as pessoas afetadas e para sermos ouvidos também. Não se trata de negacionismo, mas de preocupação com nossa população”.

Nos siga no Google Notícias