ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Vistoria da Defesa Civil indica risco de novos desabamentos em barragem

Parte de estrutura às margens do Rio Paraguai cedeu e, segundo o tenente Landis Dorneles, existe chance de novos acidentes

Gabriel Neris | 30/10/2019 18:00
Equipe da Defesa Civil durante vistoria na estrutura que cedeu às margens do Rio Paraguai (Foto: Divulgação)
Equipe da Defesa Civil durante vistoria na estrutura que cedeu às margens do Rio Paraguai (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil realizou vistoria na estrutura do aterro de contenção às margens do Rio Paraguai, em Porto Murtinho, localizado a 431 km de Campo Grande, e recomendou o decreto de situação de emergência para que a Prefeitura consiga recursos que garantam a manutenção no local. Há riscos de novos desabamentos, segundo o tenente Landis Dorneles Pereira, gerente Administrativo e de Logística da Defesa Civil.

A vistoria foi realizada na tarde desta quarta-feira (30) juntamente com o Corpo de Bombeiros e engenheiros da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

“Visto que a prefeitura não dispõe de recursos para custear a obra de reconstrução, desta forma tentará recursos na esfera estadual como federal”, comentou o tenente.

Segundo o tenente, ainda não é possível saber o valor dos recursos necessários para a obra. “A Agesul irá realizar uma sondagem técnica do terreno visando à reconstrução, bem como a devida manutenção para evitar que ocorra em outros locais. Foi ainda orientado interdição do local para evitar riscos de acidentes”, completou.

O Campo Grande News procurou o prefeito Derley Delevatti (PSDB), mas as ligações não foram atendidas.

Na quarta-feira, o chefe do Executivo municipal afirmou que o local recebia pequenos reparos por não ter técnicos capacitados para maiores intervenções. “A gente já tinha pedido vistoria do governo e da União devido à complexidade da obra. O que a gente faz são reparos simples”, disse.

O prefeito afirmou que a estrutura não afeta o dique do rio, distantes 20 metros do local. Segundo ele, o que caiu foram as placas colocadas na margem do rio para que a água não chegue ao rio. “O nível do rio normalmente varia de 5 a 5,5 metros e agora está em 2,7 metros, ideal para que os consertos sejam feitos sem grandes riscos de erosão”.

O acidente ocorreu na segunda-feira. A área fica em uma parte mais profunda do rio, próximo da estação de captação de água da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias