A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

12/06/2009 19:35

Iphan promoverá oficina sobre geoparque em Campo Grande

Redação

A "Oficina Geoparque e Gestão" acontecerá dos dias 17 e 19, com abertura no dia 16 às 20h, no auditório Germano de Barros, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O evento é uma realização da Superintendência Estadual do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O objetivo da oficina é apresentar e discutir estratégias de preservação e desenvolvimento com base em ações educativas e roteiros turísticos focados nos patrimônios geológico, paleontológico, arqueológico e histórico da região da serra da Bodoquena e Corumbá.

A oficina é uma sequência da iniciativa do Iphan, em parceria com o governo estadual, de estruturação da candidatura de áreas da serra da Bodoquena e Corumbá à categoria de "Geopark" da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Assim como a lista do patrimônio mundial, "Geoparque" é uma chancela oficial daquela instituição da ONU e uma de suas mais recentes ferramentas de preservação para áreas dotadas de importantes testemunhos geológicos e paleontológicos da evolução da terra.

Desde a criação de seu Global Networks of National Geoparks, em 2004, a Unesco já chancelou 57 geoparques ao redor do mundo, apenas um nas três Américas - o Geoparque do Araripe, no Ceará, em 2006.

Aspectos - A região da serra da Bodoquena e Corumbá possui diversos aspectos característicos de um geoparque nos moldes da Unesco: presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres-dente-de-sabre e mastodontes, entre outros.

Além disso, possui diversos sítios arqueológicos e históricos relevantes (que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna, imortalizada pelo livro homônimo do Visconde de Taunay, sobre o episódio da Guerra do Paraguai). Todos estes aspectos contam pontos para o reconhecimento da Unesco.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3382-5921 ou pelo e-mail 18sr@iphan.gov.br.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions