ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Juíza Elizabeth Anache é a 1ª desembargadora de MS eleita por merecimento

Eleição foi realizada nesta quarta-feira pelo Tribunal Pleno do TJMS; nova desembargadora foi eleita para vaga que era de Manoel Mendes Carli

Humberto Marques | 12/12/2018 15:52
Juíza Elizabeth Anache foi eleita pelo Tribunal Pleno desembargadora; ela será a sexta mulher a compor a Corte e a primeira por merecimento. (Foto: TJMS/Divulgação)
Juíza Elizabeth Anache foi eleita pelo Tribunal Pleno desembargadora; ela será a sexta mulher a compor a Corte e a primeira por merecimento. (Foto: TJMS/Divulgação)

A juíza Elizabeth Anache se tornou nesta quarta-feira (12) a primeira mulher a ser eleita desembargadora do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pelo critério do merecimento. A votação para a escolha do substituto da vaga aberta com o falecimento do desembargador Manoel Mendes Carli, em 17 de novembro deste ano, ocorreu durante sessão do Tribunal Pleno. A posse será realizada em janeiro de 2019.

Elizabeth Anache será a sexta mulher a integrar a mais alta Corte da Justiça de Mato Grosso do Sul. Ela disputou a preferência dos desembargadores em lista tríplice formada, também, pelo juízes Fernando Paes de Campos e Luiz Antônio Cavassa de Almeida.

“Espero corresponder às expectativas do jurisdicionado diante da grande responsabilidade que terá ao atuar em segundo grau, além de representar o aumento da participação feminina na composição do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul”, declarou a agora desembargadora Elizabeth Anache. “Não posso deixar de salientar minha admiração ao trabalho e à personalidade do desembargador Manoel Carli, assim, não medirei esforços para honrar seu nome ao sucedê-lo tão precocemente”.

O juiz Fernando Cury, que preside a Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), destacou o trabalho realizado pela desembargadora e sua passagem pela direção da instituição. “A Elizabete é uma grande magistrada, sempre atualizada e buscando novos aprendizados, além de ser muito querida pelos colegas. Pessoa carismática, comprometida com o Judiciário e com o ideal de Justiça. Por onde passou, ao longo da carreira, representou muito bem a magistratura e não tenho dúvidas que fará um trabalho exemplar em segundo grau”.

Currículo – Nascida em Campo Grande, a nova desembargadora integra o Judiciário estadual desde fevereiro de 1994, quando ingressou na 1ª Circunscrição após aprovação em concurso de provas e títulos. Chegou à comarca de Bataguassu em novembro daquele ano. Em 1996, foi promovida para Bela Vista –comarca de segunda entrância– e em 2000, por remoção, foi para Aquidauana.

Em novembro de 2001 foi promovida para Campo Grande, comarca de entrância especial na qual assumiu a 1ª Vara de Família e Sucessões. Permaneceu no posto até junho de 2009, quando assumiu como titular a 17ª Vara Cível Virtual –à qual comandou até a promoção para desembargadora.

Ela também integrou, por dois anos, a Turma Recursal. De 2009 a 2010, de 2011 a 2012 e em 2014 foi juíza auxiliar da presidência do TJMS, atuando neste último ano também na Corregedoria-Geral de Justiça, onde permaneceu até janeiro de 2017. Elizabeth Anache, hoje, também integra o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na classe de juiz de direito, e é ouvidora eleitoral.

Nos siga no Google Notícias