ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça Federal de MS realiza 1ª audiência de testemunhas por videoconferência

Marcio Breda | 18/02/2011 22:36

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul realizou ontem (17) a primeira audiência de inquirição de testemunhas por videoconferência no estado. O juiz federal Substituto da 2ª Vara de Dourados, Márcio Cristiano Ebert, que responde temporariamente pela 1ª Vara Federal de Naviraí, ouviu uma testemunha de acusação que se encontrava a cerca de 131 km de distância, em uma sala específica para videoconferências, em Dourados.

A iniciativa partiu do juiz federal Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva, que incentivou a prática no Estado visando maior praticidade e rapidez, como previsto por resolução do Conselho Nacional de Justiça, que determina que a inquirição de testemunhas seja realizada primordialmente pelo sistema de videoconferência. Os testes iniciais de viabilidade técnica começaram no início de outubro de 2010.

A transmissão, que permite a veiculação de voz e imagem em tempo real, usou como infraestrutura o sistema de videoconferência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), permitindo o cumprimento de carta precatória distribuída à 2ª Vara Federal de Dourados de maneira rápida e eficaz. Além disso, permite ao réu (ainda que esteja preso) acompanhar a audiência.

Hoje, a Justiça Federal da 3ª Região dispõe de equipamentos avançados em matéria de transmissão de dados.

Devido ao grande número de processos e com vistas a uma maior celeridade processual, a oitiva foi realizada virtualmente. Evitou-se que a 2ª Vara Federal de Dourados tivesse que ouvir a testemunha, comprometendo a agenda e a sala de audiências da Vara. O sistema também permite que o advogado acompanhe o feito no próprio juízo, facilitando a defesa, pois não terá que se deslocar para acompanhar o ato.

Por causa do sucesso da primeira experiência com essa tecnologia, diversas subseções judiciárias de Mato Grosso do Sul começam a adotá-lo e a tendência é que ele vire uma realidade em toda a Justiça Federal da 3ª Região. (Informações: Comunicação JFMS).

Nos siga no Google Notícias