ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Justiça nega prazo de 90 dias para liberação de presos

Redação | 16/01/2010 14:30

O desembargador Dorival Moreira dos Santos negou o pedido da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que solicitava prazo de 90 dias para fazer a transferência dos presos de Dois Irmãos do Buriti para o Centro Penal Agro Industrial Gameleira, que está em fase de construção em Campo Grande.

A Agepen pretendia ganhar tempo para não cumprir a liminar que determinou a liberação dos presos. A pedido da Defensoria Pública, a 1ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) ordenou a soltura dos internos, que deveriam estar no regime semiaberto, mas estão em cumprindo pena no sistema fechado, contrariando a Lei de Execução Penal.

A decisão pode beneficiar até 384 presos, dentre os quais 28 assassinos, 19 estupradores, 106 assaltantes e cinco latrocidas.

Conforme a justiça, os presos, que foram transferidos da CPA (Colônia Penal Agrícola) de Campo Grande devido à superlotação, deverão cumprir prisão domiciliar.

"Concernente à pretensão de concessão de prazo de 90 dias para a aquisição de mobiliário e a nomeação dos servidores necessários para a efetivação do Centro Penal Agro Industrial Gameleira de Campo Grande/MS, trata-se de pedido que se contrapõe ao objeto do habeas corpus, em que se reconheceu a ilegalidade da manutenção dos réus do regime semiaberto em regime fechado, logo, a via eleita é inadequada", informa o despacho do desembargador.

Ontem, o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Souza Oliveira Filho, informou que a agência não vai liberar todos os 384 presos de uma só vez. Cada preso deverá sair só após participar de audiência com o juiz de Dois Irmãos do Buriti, na qual se comprometerá a cumprir o regime de prisão domiciliar, solicitado pela Defensoria Pública.

Tentativa

Nos siga no Google Notícias