ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Leão maltratado em circo já está no Cras da Capital

Redação | 04/07/2009 16:39

O leão que foi apreendido na manhã de hoje por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) no circo Barnus, em São Gabriel do Oeste, chegou às 17h em Campo Grande e foi colocado em uma jaula quatro vezes maior que a do circo em que era maltratado. Ele está no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), no Parque dos Poderes.

O promotor de justiça de São Gabriel, Alexandre Magno Lacerda, informou ao Campo Grande News que o animal teve que ser transportado na gaiola de um caminhão de boiadeiro, pois a jaula que o abrigava era precária. Representantes do Ibama, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PMA (Polícia Militar Ambiental) fizeram a escolta do leão.

Conforme Alexandre, o animal vai ficar por um tempo no Cras, até que seja providenciado um destino, como: zoológico ou outro tipo de abrigo. A hipótese de levá-lo para a África do Sul não é descartada, segundo o promotor.

Como o leão africano come cerca de oito quilos de carne por dia, doações de frangos, pedaços de músculo e costela estão sendo aceitas no Cras.

Crime - O proprietário do circo Barnus, Valmire Alves Teixeira, 59 anos, recebeu multa de R$ 2,5 mil do Ibama. Ele também responderá por crime de infiel depositário deste e de mais outro leão, que teria sido abandonado pelo Brasil durante uma viagem do circo.

Há poucos dias, numa apresentação em Rio Verde, o circo havia sido multado pela PMA em cerca de R$ 3 mil, por falta de documentação. O animal de dois metros e meio está muito magro e tem diarréias constantes.

Alexandre ainda reforça a lei estadual 3.642, de 4 de fevereiro deste ano, que proíbe apresentações de animais em circos. A autoria da lei é do deputado Paulo Duarte (PT).

Nos siga no Google Notícias