ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Lei cria pontos para coleta de medicamentos vencidos

Redação | 28/10/2010 17:42

Foi aprovado por unanimidade na sessão itinerante da Câmara de Vereadores de ontem (27) o projeto de lei complementar 282/10 que prevê a criação de postos de coleta e descarte adequado de medicamentos.

A lei aprovada em sessão realizada no auditório do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) prevê também a criação de políticas de informação sobre danos ambientais causados pelo descarte incorreto dos medicamentos.

Durante a sessão, o presidente do CRF, Ronaldo Abrão, ressaltou a importância da criação dos postos de coleta porque na falta deles a população joga em ralos, pias ou vasos sanitários e até mistura no lixo.

"Ao despejar os medicamentos em ralos ou pias, eles vão direto para a rede de esgoto, chegam aos mananciais e o sistema de tratamento de águas não retêm esse tipo de substância. Com isso, a população consome na água tratada, antibióticos hormônios e toda a sorte de produtos químicos diluídos na água. Já aqueles descartados no lixo, caem nas mãos dos trabalhadores dos lixões que podem se contaminar ou até mesmo ingerir estes remédios, correndo sérios riscos", explica.

Depois de aprovada a lei segue para sanção do prefeito Nelsinho Trad e criação dos pontos de coleta.

Na sessão foi assinado ainda um convênio de cooperação entre o CRF e a Câmara que prevê a participação do Conselho como consultor em assuntos técnicos que envolvem farmacêuticos e comércio farmacêutico e para receber denúncias contra a má prática da profissão farmacêutica, para preservar a ética farmacêutica em âmbito municipal.

Além do presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi, estiveram presentes os vereadores João Rocha, Professora Rose, Loester Nunes, Jamal Salém, Airton Saraiva, Paulo Pedra, Vanderlei Cabeludo, Marcelo Bluma, Ribeiro, Flávio César, Herculano Borges e Mário Cézar.

Nos siga no Google Notícias