ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Lei prevê postos de coleta para lixo tecnológico em MS

Redação | 18/11/2010 09:06

Foi sancionada hoje pelo governador André Puccinelli (PMDB)lei que cria normas para a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico em Mato Grosso do Sul.

Entram nessa categoria equipamentos e componentes eletroeletrônicos de uso doméstico, industrial, comercial em desuso, tais como baterias de celulares e pilhas, monitores e produtos magnetizados.

A responsabilidade de manter postos de coleta de lixo eletrônico, conforme a lei, é "de responsabilidade da empresa que fabrica, importa ou comercializa produtos tecnológicos eletroeletrônicos manter pontos de coleta para receber o lixo tecnológico a ser descartado pelo consumidor".

Em relação ao projeto do deputado Maurício Picarelli que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, houve o veto a um dos artigos. Ele previa multa para quem descumprir a medida legal, punição a ser aplicada pela Secretaria de Meio Ambiente, e também a possibilidade de que o órgão fizesse convênios delegando o poder de fiscalização.

Ao justificar o veto, o governador afirma que já existem multas previstas para crimes ambientais e que ao estabelecer normas para a Secretaria de Estado a lei invade a competência do Executivo.

Regras-A lei prevê que a destinação final do lixo tecnológico, "ambientalmente adequada", deve considerar os processos de reciglagem o reaproveitamento e reutilização dos produtos, quando possível, além da neutralização final apropriada dos componentes tecnológicos e equiparados a lixo químico.

No caso de componentes e equipamentos eletroeletrônicos que contenham metais pesados ou substâncias tóxicas, a destinação final deverá ser realizada mediante a obtenção de licença ambiental expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que poderá exigir a realização de estudos de impacto ambiental para a autorização.

Ainda conforme a nova lei, os produtos e componentes eletroeletrônicos comercializados no Estado devem indicar com destaque, na embalagem ou rótulo, a advertência de para que não sejam não sejam descartados em lixo comum; orientação sobre postos de entrega do lixo tecnológico, endereço e telefone de contato dos responsáveis pelo descarte do material em desuso; além do alerta sobre a existência de metais pesados ou substâncias tóxicas entre os componentes do produto.

Nos siga no Google Notícias