A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

14/12/2016 12:03

Líder da igreja católica, Dom Paulo Arns morre aos 95 anos

Priscilla Peres
Militante dos Direitos Humanos teve forte participação durante a Ditadura Militar. (Foto: Radio Vaticana)Militante dos Direitos Humanos teve forte participação durante a Ditadura Militar. (Foto: Radio Vaticana)

Morreu na manhã de hoje (14), o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. Ele tinha 95 anos e estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Catarina, há 17 dias, com quadro grave de broncopneumonia.

De acordo com o G1, ele foi internado no dia 28 de novembro para tratar de problemas pulmonares, mas seu quadro agravou passou para a UTI, com dificuldades na função renal. O velório será na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, e deve durar 48 horas. O corpo será sepultado na cripta da catedral.

A morte do cardeal foi comunicada em nota divulgada pela Arquidiocese de São Paulo. O arcebispo metropolitano, Dom Odilo Scherer, afirmou que Arns “entregou sua vida a Deus, depois de tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo”.

Paulo Evaristo entrou em um seminário franciscano, seguindo o exemplo do irmão mais velho, frei Crisóstomo. Se formou em teologia e filosofia em universidades brasileiras e cursou letras, pedagogia e fez doutorado na Sorbonne, em Paris.

 

O cardeal teve importante participação na história, deixando sua marca na igreja. Atuou na zona Norte de São Paulo como bispo e arcebispo, entre os anos 60 e 70, com forte participação junto a população de baixa renda.

Lutou durante a ditadura militar e se destacou por sua postura política em defesa dos direitos humanos, contra as torturas e a favor do voto nas Diretas Já. Em 1971, tornou-se arcebisbo de São Paulo e denunciou a prisão e tortura de dois agentes de pastoral.

Ainda de acordo com o G1, sua biografia foi relatada em dez livros, sendo o mais recente lançado em outubro deste ano, no Tuca, teatro da PUC, na Zona Oeste de São Paulo, durante uma homenagem pelos 95 anos de Dom Paulo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions