A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/01/2011 23:17

Liminar da Justiça prorroga inscrições no Sisu para candidatos do RJ

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil

A Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar prorrogando o período de inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) até o dia 26 deste mês. O prazo se encerrou hoje. A decisão vale somente para os candidatos daquele estado.

O juiz Alberto Nogueira Júnior alega que haverá sobrecarga do sistema, já que apenas um terço dos 3,3 milhões de estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se inscreveram no Sisu até o início da noite de hoje.

As inscrições do Sisu começaram no último domingo (16) e estavam programadas para terminar ontem, mas foram prorrogadas por decisão da Justiça. Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a situação já foi normalizada.

Em nota, o Ministério da Educação informou que encerraria o Sisu hoje, às 23h59 (de Brasília), como previsto. Ainda segundo o comunicado, o ministério estuda, com a AGU (Advocacia-Geral da União), de que forma cumprirá a decisão do juiz, já que não é possível permitir novo prazo de inscrições no sistema somente para os estudantes do Rio de Janeiro.

“Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da Federação e 83 universidades e institutos federais de todo o país”, acrescenta a nota.

De acordo com o MEC, o número de inscritos no Sisu está dentro da média das edições anteriores da prova. Segundo o ministério, o total de participantes inclui também “aqueles que fizeram [o Sisu] apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no Prouni; os que buscam bolsas no Fies; os treineiros e, finalmente, aqueles que, ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga”.

Correção do Enem é garantida a estudantes pela Justiça do Ceará
Hoje, a Justiça Federal do Ceará deferiu parcialmente o pedido de liminar do Ministério Público do estado que assegura aos estudantes o direito de ac...
Defensoria de MS protocola hoje novas ações judiciais contra o Sisu
A Defensoria Pública Federal de Mato Grosso do Sul irá protocolar no fim da tarde de hoje (20), na 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, novas ...
Motivo da eliminação do Enem pode ser conferido no site
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram anuladas as notas de algumas das provas do teste podem consultar o motivo da el...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions