ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Liminar da Justiça prorroga inscrições no Sisu para candidatos do RJ

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil | 20/01/2011 23:17

A Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar prorrogando o período de inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) até o dia 26 deste mês. O prazo se encerrou hoje. A decisão vale somente para os candidatos daquele estado.

O juiz Alberto Nogueira Júnior alega que haverá sobrecarga do sistema, já que apenas um terço dos 3,3 milhões de estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se inscreveram no Sisu até o início da noite de hoje.

As inscrições do Sisu começaram no último domingo (16) e estavam programadas para terminar ontem, mas foram prorrogadas por decisão da Justiça. Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a situação já foi normalizada.

Em nota, o Ministério da Educação informou que encerraria o Sisu hoje, às 23h59 (de Brasília), como previsto. Ainda segundo o comunicado, o ministério estuda, com a AGU (Advocacia-Geral da União), de que forma cumprirá a decisão do juiz, já que não é possível permitir novo prazo de inscrições no sistema somente para os estudantes do Rio de Janeiro.

“Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da Federação e 83 universidades e institutos federais de todo o país”, acrescenta a nota.

De acordo com o MEC, o número de inscritos no Sisu está dentro da média das edições anteriores da prova. Segundo o ministério, o total de participantes inclui também “aqueles que fizeram [o Sisu] apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no Prouni; os que buscam bolsas no Fies; os treineiros e, finalmente, aqueles que, ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga”.

Nos siga no Google Notícias