A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

20/01/2011 18:54

Correção do Enem é garantida a estudantes pela Justiça do Ceará

João Humberto

Hoje, a Justiça Federal do Ceará deferiu parcialmente o pedido de liminar do Ministério Público do estado que assegura aos estudantes o direito de acessar as provas e os espelhos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e interpor recurso em um prazo de dez dias. O mesmo pedido protocolado pelo Ministério Público de Pernambuco foi negado pela Justiça Federal do estado também nesta quinta. A decisão vale para estudantes de todo o país.

Pela decisão do juiz federal substituto da 7ª vara do Ceará, Leopoldo Fontenele Teixeira, o funcionamento do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) não será paralisado. As inscrições terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira.

Conforme Teixeira, para viabilizar o recurso, as provas deverão ser fornecidas com a devida correção ou “espelho” contendo a solução que seria correta no entender dos examinadores, permitindo aos estudantes terem acesso às razões que levaram à atribuição daquela pontuação ou mesmo ausência de pontuação, por razões diversas, como suposta não realização da prova ou descumprimento de norma do edital.

Anulada - Muitos estudantes questionam o fato de terem a segunda prova do Enem anulada. No Rio de Janeiro, uma estudante obteve liminar na Justiça Federal para ter acesso à prova.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no primeiro dia de prova foram eliminadas 6.006 pessoas, sendo que, destas, 4.595 foram eliminadas por não marcar o tipo de prova ou marcar mais de um tipo. No segundo dia foram eliminados 14.848 candidatos, sendo 13.562 eliminados por não marcar o tipo de prova ou marcar mais de um tipo.

Os demais casos de eliminação ocorreram por não cumprimento de outros itens do edital, tais como: eliminado por sair do ambiente de prova antes do horário previsto ou ultrapassar o tempo de prova; eliminado por porte de equipamento eletrônico; eliminado por não apresentar documento original válido; eliminado por levar consigo material de prova antes do horário permitido.

A assessoria de imprensa do MEC informou que o Inep ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão. (Com informações do G1).

Defensoria de MS protocola hoje novas ações judiciais contra o Sisu
A Defensoria Pública Federal de Mato Grosso do Sul irá protocolar no fim da tarde de hoje (20), na 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, novas ...
Motivo da eliminação do Enem pode ser conferido no site
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram anuladas as notas de algumas das provas do teste podem consultar o motivo da el...
Hoje é o último dia para as inscrições do Sisu
Prazo foi prorrogado devido a problemas detectadosTermina hoje (20) o prazo de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os estudantes que ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions