ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Liminar promove “explosão” no deficit previdenciário de MS, diz Reinaldo

Governador reitera que decisão favorável a defensores será alvo de contestação no TJMS

Humberto Marques e Anahi Gurgel | 07/05/2018 15:14
Reinaldo vê riscos para a Previdência Estadual com liminar favorável à Adep-MS. (Foto: Fernando Antunes)
Reinaldo vê riscos para a Previdência Estadual com liminar favorável à Adep-MS. (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse na tarde desta segunda-feira (7) ter recebido com preocupação a notícia sobre a liminar expedida no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que libera defensores públicos de recolherem a alíquota de 14% para a Previdência Estadual. Além de reiterar que o Estado vai recorrer da decisão informação anunciada pela manhã–, ele informou que a medida ameaça o equilíbrio do MS Prev.

A Adep-MS (Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) foi ao TJ pedir a suspensão do desconto previdenciário em 14% sobre a remuneração da categoria, obtendo liminar favorável do desembargador Dorival Renato Pavan que desobriga o pagamento dessa alíquota até o julgamento final do mandado de segurança.

“Recebi essa informação com apreensão, pois isso já havia sido questionado no Supremo (Tribunal Federal), instância máxima do Judiciário e onde o ministro (Ricardo) Lewandowski não concedeu a liminar, seguindo o rito que entender ser de abrangência dos Estados o tema ‘previdência’”, destacou Reinaldo, durante evento da Caravana da Saúde nas Escolas, no Jardim Campina Verde, em Campo Grande.

Conforme o governador, a medida favorável aos defensores preocupa por conta da saúde financeira do MS Prev. “Sabemos que isso promove uma explosão no deficit previdenciário”, disse Reinaldo. Segundo ele, a proposta de reforma da Previdência Estadual apresentada pelo governo e aprovada pela Assembleia Legislativa –elevando em três pontos percentuais a contribuição do funcionalismo– “foi criada justamente para dar equilíbrio e garantir o pagamento de aposentados e pensionistas”. Por esse motivo, a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) vai recorrer da liminar.

Reinaldo reforçou que o equilíbrio da Previdência Estadual é necessário para afastar a possibilidade de Mato Grosso do Sul viver a situação de outras unidades da federação, nas quais não há recursos para manter os pagamentos em dia.

“Quando propusemos essa medida, que é impopular, foi justamente em busca desse equilíbrio financeiro”, destacou, reforçando a necessidade de responsabilidade junto aos servidores da ativa e aposentados. “Do contrário, Mato Grosso do Sul vai se tornar o Rio de Janeiro, Minas Gerais ou o Rio Grande do Sul, Estados que hoje mal conseguem pagar os aposentados e pensionistas”.

Como ficou – Aprovada em 28 de novembro e publicada em dezembro de 2017, a lei que trata da reforma do MS Prev elevou de 11% para 14%% a contribuição de quem ganha acima do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e unifica os fundos previdenciários estaduais.

Pela regra, quem ganha até o teto da previdência (R$ 5.531) continua a contribuir com 11%, enquanto os funcionários públicos com proventos acima desse valor passariam a pagar 14% a partir de 1º de maio deste ano. A mudança atingiu 25% do funcionalismo, segundo dados do Executivo.

Já a cota patronal passa a ser de 24% sobre a soma dos subsídios e remunerações mensais dos servidores em 2018, chegando a 25% em maio do ano que vem. A lei ainda prevê uma contribuição de 3% do governo para recompor recursos do Plano Previdenciário –o Plano Financeiro, um dos fundos, seria extinto.

Nos siga no Google Notícias