A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

24/11/2009 18:02

Lira aponta infestação da dengue de até 2,4% em Corumbá

Redação

O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue chega até a 2,4% em alguns bairros de Corumbá, segundo o Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). A média do município está em 1,5%, considerado alto em relação ao percentual de 1% considerado normal pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Centro de Controle de Zooneses, o percentual chegou a 2,4% nos bairros Beira Rio, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso, Arthur Marinho, Aeroporto, Tiradentes, Fátima, Nossa Senhora de Fátima e Popular Nova. Também houve registro de 2,1% nos bairros Guató, Guanã, Kadiwéus, Nova Corumbá, Guarani, Jardim dos Estados, Jardinzinho, Popular Velha, Otacílio e São Vicente.

Os reservatórios de água localizados ao nível do solo em Corumbá continuam sendo os principais focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Ametlla, informou que 37,5% estão reservatórios de água ao nível de solo; 25% em depósitos móveis (vasos, plantas, etc.); 25% em depósitos fixos (calhas, lajes e ralos sanitários), e 12,5% em lixos e outros resíduos sólidos.

A gerente ressaltou que a alta incidência de infestação do mosquito nos reservatórios de água localizados ao nível de solo é preocupante. Ela explicou que medidas estão sendo adotadas e a mais viável continua sendo a cobertura das caixas d'água com capas (tipo tela), para evitar a entrada do mosquito.

"Ainda temos telas estocadas que serão colocadas nos locais mais preocupantes", afirmou. Ao mesmo tempo, a prefeitura realiza processo licitatório para a compra de mais 10 mil unidades.

Com relação ao setor um, no centro da cidade, o índice de infestação predial ficou em 0,6%, tendo os depósitos fixos como principais criadouros. Já o setor quatro, formado pelos bairros Universitário, Maria Leite, Centro América, Cristo Redentor, Previsul e Cravo Vermelho, não registrou focos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions