ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mais de 269 cursos de qualificação serão oferecidos em 45 cidades

Luciana Brazil | 19/04/2013 17:49
Sergio Logen assina contrato com os municípios. (Foto:Simão Nogueira)
Sergio Logen assina contrato com os municípios. (Foto:Simão Nogueira)

Com mais de 52 mil vagas gratuitas, a Fiems (Fundação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) lançou na tarde de hoje a edição 2013 do programa Senai Educa Qualificação. O maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, vai oferecer 269 cursos de qualificação profissional, em 45 municípios.

Buscando a redução do déficit da mão de obra qualificada no setor industrial, o programa recebe recursos próprios do Senai, em parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Serão 52,777 mil vagas.

Prefeitos, secretários, deputados e outras autoridades estiveram presentes.

Ponte direta com a qualificação profissional, o desenvolvimento do mercado foi citado pelo presidente da Fiems, Sergio Longen, como ponto de extrema importância para o Estado.

Longen criticou regras e leis que dificultam o crescimento da produção nos municípios. Segundo ele, existem na Câmara Federal mais de 20 mil projetos que embaraçam o desenvolvimento. “Destes 20 mil, seis mil impactam na produção. São coisas absurdas. Entra um gestor, cria-se uma regra, entra um ministro, cria-se uma regra, entra um prefeito, cria-se outra lei. Essas regras fazem a produção implodir”.

Ele ainda ressaltou a necessidade da parceria das gestões municipais. “As prefeituras devem ser aliadas do desenvolvimento. Está muito difícil produzir e competir com o mercado mundial”. Segundo Logen, a produção está amplamente ligada à qualificação na mão de obra.

“Não aguentamos mais as leis que impedem a produção”, encerrou.

Autoridades participam da assinatura do contrato que vai disponibilizar 269 cursos profissionalizantes.
Autoridades participam da assinatura do contrato que vai disponibilizar 269 cursos profissionalizantes.

Também presente no lançamento do programa, a secretária Estadual de Educação, Tânia Garib, afirmou que é difícil despertar nas pessoas o interesse em se qualificar. “Temos que descobrir como fazer as pessoas se qualificarem”. Ela lembrou ainda o índice de desemprego do país, de 5,5%. “Na Espanha, esse índice foi de 26%. Países assim querem investir no Brasil e no Estado, como a empresa internacional de cosméticos que pretende vir para Mato Grosso do Sul”.

A secretária fez questão de ressaltar último ranking do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O Estado ficou em terceiro lugar. “Não podemos deixar esse índice diminuir. E isso não se diminui com gente qualificada”.

O programa Senai Educa, criado no ano passado, vai disponibilizar vários cursos de qualificação, como costureiro, pedreiro, desenhista mecânico, auxiliar costureiro, pintor, operador de computador, tratorista, entre outros.

Serão beneficiadas neste ano as cidades de Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Inocência, Ivinhema, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, São Grabiel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias