A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/12/2010 10:59

Mais de 50 estabelecimentos do Centro já assinaram acordo com prefeitura

Ana Maria Assis

Acessibilidade desrespeitada

Durante a “largada” do projeto que pretende criar um guia de acessibilidade na Capital, em dois dias de vistorias, foram verificadas a situação de 130 estabelecimentos do centro da cidade e assinados 56 termos de compromisso com proprietários. A ação faz parte da implantação do Programa Municipal de Acessibilidade Arquitetônica em Edificações e Logradouros Públicos, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

A primeira região verificada foi a área que compreende a avenida Afonso Pena com a rua Pedro Celestino e entre a avenida Fernando Correa da Costa com a rua Franklin Roosevelt, o que já estava previsto no projeto, coordenado pela servidora da Semadur, Sueli Brasil.

Conforme assessoria de imprensa da prefeitura, os prazos para adequação dos estabelecimentos, já incluídos nos termos de compromisso, variam de acordo com a quantidade de alterações que devem ser feitas. Quanto maior a falta de acessibilidade, mais obras a fazer e maior o prazo para o proprietário.

Os itens verificados pelos fiscais da Semadur são estruturas como rampas de acesso para cadeirantes, corrimão em escada, banheiro adaptado, calçada demarcada e devidamente rebaixada e outras.

A lei que estabelece as normas para promover a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida é a de número 10.098. Conforme o censo 2000, havia em Campo Grande 25.982 pessoas com alguma dificuldade de locomoção, 56.168 cidadãos com dificuldade de enxergar, 19.872 cidadãos com incapacidade de ouvir e 3.802 cidadãos tetraplégicos, paraplégicos ou hemiplégicos permanentes. Os números representam 15% da população da Capital.

Denúncias sobre prédios públicos que não respeitam a lei e estão inacessíveis para portadores de necessidade, podem ser feitas pelo 3314-3538.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions