ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Médicos fazem paralisação contra Medida que prevê 50% de redução salarial

Paula Maciulevicius | 10/06/2012 17:57

Texto prevê que profissionais, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor por 20 horas – uma redução de 50% na remuneração

Médicos servidores públicos federais fazem paralisação na próxima terça-feira (12) em protesto contra a Medida Provisória nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde. No mesmo dia está prevista a votação de admissibilidade da Medida pela Comissão Mista do Congresso Nacional.

De acordo com a Fenam (Federação Nacional dos Médicos), o texto prevê que profissionais que atualmente mantém jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor – uma redução de 50% na remuneração.

A medida é considerada pelo presidente da entidade, Cid Carvalhaes, como um enorme retrocesso em um país já tão castigado pela carência do SUS e pela desvalorização dos profissionais de medicina, informou a Fenam.

Com a paralisação o objetivo da categoria é pressionar o Parlamento e abrir caminho para a primeira greve geral de médicos servidores federais no país. Ainda segundo a Fenam, as entidades médicas compreendem que a MP traz a determinados setores do funcionalismo avanços importantes, que devem ser mantidos e até ampliados.

Entretanto, nos artigos 42 e 47, prejudica os atuais e futuros servidores médicos, dobrando jornadas sem acréscimo de vencimentos, reduzindo a remuneração em até metade e cortando valores de insalubridade e periculosidade. As perdas atingem, inclusive, aposentados e pensionistas. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias