ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministério da Saúde suspende incentivos da atenção básica em MS

Sete municípios deixaram de registrar dados há quatro meses

Kleber Clajus | 15/12/2017 08:41

O Ministério da Saúde suspendeu, nesta sexta-feira (15), repasse extra à atenção básica para sete municípios de Mato Grosso do Sul. Isso porque eles deixaram de prestar contas por três meses seguidos sobre o recurso. Medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Foi identificada falha em Anaurilândia, Campo Grande, Cassilândia, Maracaju, Paranhos, Sidrolândia e Terenos. Diante disso optou-se por suspender a transferência de incentivos financeiros referentes a outubro de 163 ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), 7 ESFs (Equipes de Saúde da Família), 6 ESBs (Equipes de Saúde Bucal) e 3 NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) nos municípios citados. 

Decisão considerou, conforme o ministro Ricardo Barros, ausência do registro de dados nos meses de julho, agosto e setembro deste ano no Sisab (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica), além dos "esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica e a responsabilidade pelo monitoramento da utilização". Com a publicação da portaria, seus efeitos passam a valer a partir de hoje.

Outro lado - No caso de Terenos, a 28 quilômetros de Campo Grande, a prefeitura em nota ressaltou que equipe do Nasf estava desativada há quatro anos e voltou a operar na atual gestão. "O sistema foi regulado e a alimentação com informações passou a ser feita desde o mês de outubro de 2017", pontuou a assessoria de imprensa do município. 

(Matéria ampliada às 18h33 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias