A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

25/11/2009 15:28

Ministério investiga poder cancerígeno dos refrigerantes

Redação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começa a analisar a presença de benzeno - considerado potencialmente cancerígeno, em refrigerantes comercializados no Brasil.

A medida é resposta à investigação do Ministério Público Federal que já solicitou analise ao Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

De 24 marcas testadas, a Sukita Zero e a Fanta Laranja Light apresentaram concentrações acima dos limites aceitáveis para serem considerados próprios para consumo.

Atualmente não há testes oficiais para detectar a substância nas bebidas, tampouco limites estabelecidos na legislação --uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 2007 normatiza apenas os níveis de ácido benzoico (que, junto com o ácido ascórbico, se transforma em benzeno).

Para detectar o problema, o Ministério ainda precisa criar uma metodologia de análise para detecção dessas substâncias que defina qual teor coloca em risco a saúde.

A perspectiva é iniciar os trabalhos de validação do processo em 2010, mas ainda não há data para a implantação das análises de forma sistemática. A Anvisa informa que não há previsão de edição de resolução sobre o benzeno.

(Com informações da Folha On line)

ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions