A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

13/07/2009 08:30

Moradora de SP está no HU por suspeita de gripe suína

Redação

Uma moradora de São Paulo, que veio passar férias com a família em Campo Grande, está internada no HU (Hospital Universitário) da Capital com suspeita da gripe A (H1N1), a gripe suína. A paciente também esteve na Argentina, que registra grande número de casos da doença.

No Brasil, a nova gripe causou duas mortes: um homem no Rio Grande do Sul e uma criança em São Paulo. No Estado, foram confirmados quatro casos da doença, metade em Campo Grande e metade em Dourados.

Conforme a diretora em Vigilância de Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, a paciente foi internada porque apresentava falta de ar. Foi coletada amostra para exame laboratorial.

Na Capital, quatro pessoas com suspeita da doença estão sendo monitoradas em casa.

De acordo com a diretora, o Ministério da Saúde restringiu os exames para ocorrências graves e surtos. "Como casos em escolas, quartel", exemplifica. Nos demais casos suspeitos, a secretaria pode até fazer a coleta, mas amostra é desprezada.

"Infelizmente, somos obrigados a seguir o novo protocolo", afirma Ana Lúcia de Oliveira. Os exames são realizados em São Paulo e o resultado divulgado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio Barros, o Estado aguarda o resultado de 15 exames. Ele salienta que os pacientes já passaram pelo período de transmissão da doença, que corresponde a sete dias após os primeiros sintomas.

O último boletim sobre a gripe A, divulgado na sexta-feira, informa que foram confirmados 1.027 casos da doença no Brasil.

Procuradores do Estado terão auxílios que chegam a 60% dos salários
O Governo de Mato Grosso do Sul regulamentou em seu Diário Oficial, desta quarta-feira, dia 18, o auxílio-transporte, alimentação e de saúde dos Proc...
Confira o resultado da Mega-Sena desta terça-feira; prêmio acumulou
A Mega-Sena sorteou hoje (17) um prêmio de R$ 2,5 milhões para quem acertasse as seis dezenas. O sorteio extraordinário, do concurso 1.978, foi reali...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions