ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Morte de guerrilheiro pode trazer reação violenta do EPP

Redação | 04/09/2010 13:14

A morte de Gabriel Zárate Cardozo, o Junior, terceiro na linha de comando do EPP (Exército do Povo Paraguaio) pode desencadear uma reação violenta da guerrilha.

Zárate foi morto na madrugada de sexta-feira, em uma fazenda no departamento de Canindeyú, na fronteira sul com o Estado, onde coexistem assentamentos camponeses, fazendas de pecuária e cultivos ilegais de maconha.

Ele é considerado o terceiro na linha de comando do EPP, atrás de Osvaldo Villalba e Manuel Cristaldo. O vice-ministro do Interior, declarou ao jornal Ultima Hora que não descarta uma ação violenta de outros membros da guerrilha, por conta da morte de Zárate.

"Acreditamos que existe a possibilidade de que o grupo tente realizar um ato violento nas próximas horas", disse na manhã deste sábado. O vice-ministro reforçou que várias unidades da Polícia Nacional reforçam a segurança na área onde aconteceu a ação.

O cerco ao guerrilheiro aconteceu na região onde o professor aposentado Hugo Julián Ortiz foi assassinado, na quinta feira. Sua esposa disse que ele foi assassinado por homens com uniforme camuflado, que o assassinaram a queima-roupa.

Ortiz era ex-sogro de Oscar Luis Benítez, que supostamente é o administrador do EPP. Testemunhas disseram que o professor era informante da polícia e por isso foi assassinado. O fato não foi confirmado pelas autoridades.

Zárate estava com um fuzil M-16 e um revólver. O fuzil havia sido roubado de uma guarnição do Exército Paraguaio, em dezembro de 2008. Um outro homem estava com o guerrilheiro, mas não foi encontrado.

O criminoso era procurado pela Justiça paraguaia pelo sequestro de Cecília Cubas, filha do ex-presidente da República, Raúl Cubas Grau; do fazendeiro Fidel Zavala e outros crimes.

As forças paraguaias continuam na área, para capturar outros membros do EPP, que são suspeitos de cometer vários sequestros. O vice-ministro ainda disse que o EPP não tem a bandeira social que eles pregam. "Já não é um luta de classes, como muitos querem fazer acreditar".

Nos siga no Google Notícias