A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

20/01/2009 09:53

Movimentos negros de MS celebram posse de Obama

Redação

Representantes de movimentos negros celebraram com um café da manhã hoje a posse do presidente Barack Obama nos Estados Unidos. No apartamento da senadora Marisa Serrano (PSDB), em Campo Grande, o grupo comemorou a chegada do primeiro negro ao poder da principal potência mundial.

As comemorações por aqui, seguem as festas em todo o mundo, de defensores da igualdade racial, mas também de empresários que esperam o início de tempos melhores, após a crise financeira.

Embora o Brasil não esteja na lista de prioridades da primeira fase do governo Barack Obama, o empresariado brasileiro considera o momento oportuno para aprofundar as relações econômico-comerciais entre os dois países. A avaliação também foi feita hoje pelo diretor-geral da Câmara Americana de Comércio, Gabriel Rico.

"Nosso grande desafio é transformar a situação atual, em que o Brasil é considerado, de alguma forma, importante para os Estados Unidos, em um estágio em que o Brasil seja considerado estratégico. Esse salto é importante e, com a mudança de governo, temos uma oportunidade de caminhar nessa direção."

Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Brasil. No entanto, embora figure entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil ocupa o apenas o 16º lugar no ranking de parceiros americanos. "As relações são boas, mas podem ser aprofundadas", acredita Rico. "A interação com os Estados Unidos significa também oportunidade de modernização do parque produtivo do país, que está exportando para um mercado sofisticado", afirma.

Gabriel Rico aposta na ampliação de oportunidades na área de energias renováveis. O otimismo se baseia na escolha do Prêmio Nobel de Física, Steven Chu como secretário de Energia

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions