ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MP denúncia Friboi por caso de vazamento de amônia

Redação | 22/06/2010 16:39

O frigorífico JBS Friboi foi denunciado pelo MPE (Ministério Público Estadual) por desrespeitar leis ambientais e pela falta de segurança no ambiente de trabalho. A denúncia foi apresentada hoje pela promotora Mara Cristiane Crisóstomo Bravo.

A empresa começou a investigada após o vazamento de amônia em 18 de abril de 2008, em Campo Grande. Na ocasião, funcionários foram expostos ao gás tóxico e dez pessoas foram encaminhadas para o serviço de saúde com sintomas de intoxicação, dentre elas Paulo Sérgio da Silva Ribeiro, Noil Mara Martins e José Roberto de Oliveira Lima, que tiveram lesões corporais leves causadas pela inalação do gás.

No dia do vazamento, o frigorífico realizava a ampliação de suas instalações, montando novos equipamentos, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes. A empresa operava sem certificação expedida pelo Corpo de Bombeiros, o que colocava a segurança dos funcionários em risco. Somente após o vazamento foi providenciado sistema de sistema de segurança para evitar novos acidentes.

A denúncia do MPE atinge o engenheiro civil Newton Araújo Quintela, contratado pela empresa para fiscalizar e acompanhar a obra de reforma e ampliação do frigorífico, e Darlene Passos de Azevedo, que exercia a função de gerente administrativa. Ambos sabiam da falta de licença ambiental e mesmo assim não impediram o prosseguimento dos trabalhos que culminaram no acidente.

A pena mínima para o crime de poluição ambiental é de um ano. Caso a empresa apresente licença de operação emitida por órgão competente e pague indenização no valor de R$ 1 milhão, o MPE pode retirar o processo. O valor será revertido ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Por conta de acordos para a assinatura da TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o frigorífico Friboi e o Ministério Púiblico, a denúncia demorou a ser protocolada. Outro processo encontra-se em fase de conclusão, aguardando conclusão de laudo técnico sobre as irregularidades da empresa na área ambiental.

Nos siga no Google Notícias