ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MPE ameaça entrar com liminar contra tarifa de ônibus

Redação | 23/06/2009 12:33

Estudo feito pelo MPE (Ministério Público Estadual) aponta irregularidades na composição da tarifa de ônibus de Campo Grande.

A promotora Regina Broch (Defesa do Consumidor) ameaça vereadores, Prefeitura e empresários de ingressar com liminar contra o aumento.

A ameaça aconteceu durante reunião feita ontem, a portas fechadas, na Câmara Municipal, entre representantes do MPE, da Prefeitura e vereadores.

Broch deu prazo de 15 dias para que a Prefeitura, empresas do transporte coletivo e Câmara apresentem solução para reduzir o valor da tarifa, caso contrário vai recorrer à Justiça.

Segundo o autor da representação contra o aumento, deputado estadual Pedro Kemp (PT), o MPE detectou os seguintes erros na composição tarifária: arredondamento para mais no valor da tarifa (nos reajustes de 2006 e 2009), a prorrogação das licitações por meio de concessão onerosa, falta de critérios para gratuidades e necessidade de criação de um fundo para custear esse benefício.

A Lei Municipal 4.584/2007 determina que qualquer redução ou isenção tarifária deverá ter previsão de fonte de custeio com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

As gratuidades são um dos principais argumentos usados pela Prefeitura para o reajuste da tarifa de ônibus. "

Nos siga no Google Notícias