ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MPE determina demissão de secretária irmã de prefeita de Coronel Sapucaia

Lúcio Borges | 26/05/2015 21:07
Prefeita Nilcéia Alves de Souza (PR) tem um mês para cumprir recomendação. (Foto: divulgação)
Prefeita Nilcéia Alves de Souza (PR) tem um mês para cumprir recomendação. (Foto: divulgação)

O MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil por nepotismo administrativo na Prefeitura de Coronel Sapucaia, a 400 km de Campo Grande, e concluiu nesta terça-feira (26), por recomendar a administração municipal, que demita a atual secretária Municipal de Educação, Helena de Souza, que é irmã da prefeita Nilcéia Alves de Souza (PR). A chefe do executivo municipal tem um mês para cumprir recomendação e fazer a exoneração da parente de primeiro grau.

O acolhimento do inquérito civil, que apurou a nomeação da irmã da prefeita como secretária, foi feita pela Promotora de Justiça Nara Mendes dos Santos Fernandes, de Amambai/MS, que em defesa do patrimônio público e social, e em observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e isonomia, recomendou à Prefeitura que efetue a roca de comando na Secretária de Educação do município. “No prazo de 30 dias contados do recebimento da recomendação, recomendamos a exoneração da servidora municipal Helena de Souza do cargo em comissão de Secretária Municipal de Educação, encaminhando à Promotoria de Justiça, no mesmo prazo, os documentos comprobatórios da exoneração”, despachou à promotora.

A magistrada também recomendou que a partir do recebimento da recomendação, que a prefeita ou a prefeitura em si, abstenha-se de nomear pessoas que sejam parentes até o terceiro grau em linha reta, colateral e por afinidade de quaisquer das pessoas ocupantes dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Chefe de Gabinete, Procurador-Geral do Município, Vereadores ou de cargos de direção ou de assessoramento.

De acordo com a recomendação, o MPE deverá ser comunicado, no prazo de 15 (quinze) dias, se acolherá ou não as recomendações sob pena de, não adotando as providências, ser manejada a ação civil respectiva. A ausência de observância da medida enunciada impulsionará o MPE a adotar as providências judiciais e extrajudiciais pertinentes para garantir a prevalência das normas de proteção ao patrimônio público e social, ressalta o documento.

Nos siga no Google Notícias