ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MPE vai apurar denúncia de que mirins sofreram retaliações após protesto

Edivaldo Bitencourt | 11/09/2013 16:20
MPE vai investigar denúncia de que mirins são alvos de retaliação após protesto (Foto: João Garrigó/Arquivo)
MPE vai investigar denúncia de que mirins são alvos de retaliação após protesto (Foto: João Garrigó/Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) vai apurar as denúncias de que alunos e professores do Instituto Mirim, que participaram de protesto contra em julho, são alvos de perseguição, humilhações e retaliações. O mesmo caso, publicado hoje pelo Campo Grande News, foi comunicado à Ouvidoria do órgão por meio de denúncia anônima.

A investigação será conduzida pelo promotor de Defesa da Infância e Juventude, Sérgio Harfouche. De acordo com a assessoria, ele deve instaurar o procedimento amanhã, quando volta de viagem.

O caso causa polêmica desde julho, quando 50 mirins foram realizar um protesto em frente ao Paço Municipal. De acordo com ex-professores da instituição, que pediram anonimato temendo represálias, os estudantes não estão sendo encaminhados para o mercado de trabalho como forma de “castigo”. Uma aluna, conforme a professora, chegou a ficar trancada por horas em uma sala até deletar todos os colegas que participaram do protesto contra o prefeito Alcides Bernal.

Os alunos relataram que são humilhados por uma professora. “Ela diz: vocês são pobres, pobres, tem que fazer o que gente manda”, revelou a denunciante. “Os alunos me contaram ainda que ela diz que o mirim não precisa aprender muita coisa para limpar geladeira e recolher lixo dos banheiros. Isso é um absurdo”, avaliou a pós-graduada em Comunicação Empresarial.

No dia 3 de julho, o prefeito Alcides Bernal recebeu uma comissão dos manifestantes e prometeu manter os docentes no cargo. No entanto, dos 11 professores, nove foram demitidos no retorno das férias.

Além de se adaptar com o novo quadro de educadores, os líderes do protesto passaram a ser alvos de perseguição. Conforme as duas ex-professoras, uma delas, inclusive, já empregada, os jovens as procuram para desabafar e relatar o drama.

“Fiquei chocada com o caso de uma menina que a coordenadora deixou uma hora trancada em uma sala para refrescar a memória e delatar lista dos colegas que participaram do protesto”, contou a professora, formada em Ciências Sociais.

Nos siga no Google Notícias