ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MPF investiga erro médico que deixou jovem sem movimento

Redação | 09/06/2010 11:39

O Ministério Público federal vai investigar denúncia de erro médico que deixou uma estudante de 19 anos sem andar, falar e completamente dependente.

A jovem Rita Steffany de Oliveira deu entrada no dia 26 de janeiro no Hospital Universitário de Campo Grande, para intervenção simples, de retirada de pedras dos rins, mas 3 meses depois saiu sem movimentos, depois de suposta infecção hospitalar, detalha o MPF.

Com rotina agitada, incluindo estágio, hoje a jovem passa horas entre a cama e a fisioterapia. Na manhã de hoje, a sessão durou das 8h ás 11 horas, no setor de Fisioterapia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

A mãe Inacélia de Oliveira acompanha a filha e largou o emprego para se dedicar ao tratamento, com apoio da família e do namorado da garota, de 21 anos, que foi um dos que assinou denuncia encaminhado ao Ministério Público.

O caso foi comunicado ontem ao MPF pela Associação de Vítimas de Erros Médicos, e será investigado pelo órgão federal porque o hospital em questão é o Universitário, ligado a Universidade Federal.

A família teve de recorrer ao Ministério Público também porque não teve acessso ao prontuário da paciente na íntegra, para tentar entender o que aconteceu com Rita.

Ontem mesmo o MPF entrou em contato com o HU que garantiu ter entregue na terça-feira o documento completo. "O prontuário é direito do paciente e dever do médico. Nele devem estar descritos, de maneira legível, não só os resultados de exames, mas também a anamnese, evolução e prescrições terapêuticas", aproveita para esclarecer o MPF.

.

O MPF instaurou, em 12 de fevereiro deste ano, Inquérito Civil Público para apurar

irregularidades referente a hospitais que estariam negando aos pacientes acesso aos seus

prontuários médicos quando solicitados. Denúncias com de Rita também foram feitas contra Hospital Regional e a Santa Casa.

No HU, a direção não comenta o caso, nem confirma o nome do médico responsável pelo procedimento.

Nos siga no Google Notícias