ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MPF vai apurar retificações duvidosas em edital da Sesai

Adriano Fernandes | 19/02/2018 23:00

O (MPF-MS) Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul instaurou inquérito civil público para apurar alterações e retificações promovidas pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) no Edital de Chamada Pública nº 5/2017.

Na representação do Condisi/MS (Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul), junto ao MPF, o conselho indaga que as sucessivas alterações e retificações diminuem o peso dos critérios de pontuação.

E as mudanças poderiam direcionar o concurso para o favorecimento de entidade sem experiência na prestação do serviço de saúde a indígenas. Contudo, agora cabe a Sesai explicar porque alterou o peso dos critérios.

No inquérito, o MPF ainda exalta a Lei nº 9.836/1999 que estabelece o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e que, dentre outros critérios determina “a obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde indígena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição, habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária e integração institucional”.

O receio do conselho é que a contratação de uma uma entidade que desconheça a especificidade indígena, possar vir a prestar um serviço ineficiente e de baixa qualidade.

Nos siga no Google Notícias