A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

09/07/2009 16:55

MPF vai pedir intervenção da PF na aldeia Jaguapiru

Redação

Devido à situação de violência na aldeia Jaguapiru, em Dourados, o Mistério Público Federal vai pedir a intervenção da Polícia Federal (PF). "São gangues juvenis que andam armadas de facão pelas ruas da aldeia", explica o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida.

Hoje, foi realizada a 1º Conferencia Nacional de Segurança Pública nas Aldeias na qual o MPF ouviu as demandas das comunidades indígenas da região sul do Estado.

Segundo o procurador, os indígenas vivem em um "limbo jurídico", pois somente o Exército e a Polícia Federal têm poder legal para atuarem dentro de terras indígenas. Por outro lado, as Polícias estaduais não atendem as ocorrências das aldeias.

"Isso faz que entre os indígenas haja um índice de violência extremamente elevado, muito mais até que em regiões de guerra, como o Iraque", compara.

"Segundo as organizações internacionais, o índice de alerta é quando os homicídios chegam a 10 para cada 100 mil habitantes, na aldeia o índice é de 100 para cada 100 mil e aumenta para 200 quando se conta os casos de suicídio.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions