A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

08/05/2009 17:55

MPT cobra cumprimento de cotas para aprendizes

Redação

O MPT (Ministério Público do Trabalho) promoveu nesta semana uma campanha para cobrar o cumprimento das cotas de aprendizagem. Intitulada 'Semana de Aprendizagem do MPT', a mobilização contou com a cobrança de informação e documentos para que as empresas que compõem o Sistema S, formado pelo Senac, Senai, Senar e outros sistemas de educação do trabalhador, comprovem a contratação de aprendizes.

Foram solicitados dados sobre os cursos ofertados aos aprendizes, o número de vagas oferecidas, turnos das aulas ministradas e informações sobre quais municípios oferecem cursos aos aprendizes.

Em todo o País, as procuradorias do TRT deverão tomar providências em prol da verificação do atendimento de cotas de contratação de jovens e adolescentes. Em MS, foi encaminhado ofício à Superintendência Regional do Trabalho solicitando informações sobre 50 empresas que não estariam cumprindo a legislação sobre o assunto.

A notificação encaminhada alerta as empresas para o cumprimento dos artigos 429 das Leis Trabalhistas, para assegurar o direito à profissionalização dos jovens e adolescentes.

O documento solicita informações sobre o orçamento anual dos cursos, percentual do orçamento destinado ao custeio de vagas gratuitas e à quantidade de jovens e adolescentes inscritos em programas e inseridos nas empresas.

O cumprimento da solicitação por parte das empresas é de 15 dias a partir da data de envio da notificação.

Aprendizes - O sistema de aprendizagem é ajustado por meio de um contrato de trabalho especial, no qual o empregador se compromete a empregar um maior de 14 anos e menor de 24 anos por prazo determinado.

A ocupação dos aprendizes é decidida de acordo com seu desenvolvimento físico, psicológico, moral e social.

No caso dos adolescentes, a atividade não pode prejudicar seu horário de frequência na escola.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions