ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS está na área risco para febre amarela e ordem é aumentar vigilância

Duas pessoas que contraíram a doença no Estado morreram nos últimos sete anos

Anahi Zurutuza | 25/01/2017 16:45
Vacina está disponível nos postos de saúde (Foto: Marcos Ermínio)
Vacina está disponível nos postos de saúde (Foto: Marcos Ermínio)

Diante do surto de febre amarela em Minas Gerais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) está orientando as secretarias municipais a traçarem estratégias para garantir que a população se vacine. Embora não tenham sido registrados casos em Mato Grosso do Sul neste ano, o Estado está na área considerada de risco para a doença pelo Ministério da Saúde.

De 2010 para cá, duas pessoas que contraíram a febre amarela em Corumbá – a 419 km de Campo Grande – e em Bonito – a 257 km da Capital – morreram. O último caso foi em 2015 e se trata de um turista paranaense que morreu no Estado do sul do Brasil depois de passar uma temporada em Bonito.

Depois disso, conforme a SES, pacientes foram diagnosticados inicialmente com a doença, mas a suspeita foi descartada depois de exame laboratoriais.

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Saúde divulgou que há 438 casos suspeitos de febre amarela no país, sendo 89 mortes, e 70 foram confirmados. Das 89 mortes, 40 foram confirmadas e 49 permanecem em investigação. Os casos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Distrito Federal.

Por conta disso, a SES orientou que as secretaria tracem estratégias para levar a população a atualizar a carteirinha de vacinação. Nos Estado, há 60 mil frascos da vacina em estoque, o suficiente para vacinar até 600 mil pessoas.

Campo Grande – A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) também vai transmitir o alerta para os profissionais dos postos de saúde, porque a ordem é aumentar a vigilância. 

Na Capital, a vacina está disponível em 62 salas de imunização nas unidades de saúde.

Preocupado com o surto da doença, o coordenador do Fórum da Cidadania, Haroldo Borralho, quer que a prefeitura monte uma força-tarefa para orientar a população se vacinar. Ele pediu, por meio de ofício, a interferência de vereadores.

Doença - A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos, por isso, há maior risco em Estado existem matas, como é o caso do Mato Grosso do Sul.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo. A doença causa insuficiência hepática e renal.

A vacina, que tem validade de dez anos, é a melhor forma de prevenção.

MS está na área risco para febre amarela e ordem é aumentar vigilância
Nos siga no Google Notícias