ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Na fronteira de MS, Bolívia devolve ao Brasil 370 carros

Nyelder Rodrigues | 27/02/2013 20:20
Alguns carros cruzaram simbolicamente a fronteira para oficializar a devolução (Foto: Victor Viégas/DDP)
Alguns carros cruzaram simbolicamente a fronteira para oficializar a devolução (Foto: Victor Viégas/DDP)

A Bolívia devolveu nesta terça-feira (27) 370 veículos, entre carros, camionetes e motocicletas, com denúncia de furto ou roubo no Brasil. Este é o primeiro lote, e mais veículos serão devolvidos.

A devolução foi realizada em cerimônia feita em uma área da Marinha boliviana, em Puerto Quijarro, na fronteira com o município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e é resultado de um acordo de cooperação internacional entre Brasil e Bolívia. De lá, os carros virão para o pátio da Defurv (Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos), em Campo Grande, e posteriormente devolvidos aos proprietários.

Entre as autoridades brasileiras presentes, estava o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini.

Já entre as autoridades bolivianas, a cerimônia contou com a presença do ministro de Governo da Bolívia, Juan Ramón Quintana, o vice-chanceler Juan Carlos Alurralde, e a presidente da Adauana boliviana, Marlene Ardaya.

Conforme o site Capital do Pantanal, o ministro Cardozo afirmou que a devolução dos veículos garante maior controle e segurança na região de fronteira. “Frisamos o controle do espaço aéreo e também na articulação em terra. Com isso queremos sobrevoar o território boliviano, fotografar e mandar as imagens para o setor de inteligência, onde vão averiguar os problemas que mais afetam esta região”, afirmou o ministro da Justiça brasileiro.

Já o ministro boliviano Quintana garantiu que até março a segurança será intensificada na região também com aviões. “Em março vamos sobrevoar toda esta área e também outras localidades de fronteira da Bolívia. Queremos de forma adequada amenizar criminalidades de origem fronteiriças”, explicou o ministro de Governo da Bolívia.

Segundo o Capital do Pantanal, 75 automóveis e 35 motos vieram do departamento de Santa Cruz de La Sierra, enquanto 9 motos vieram de San Inácio de Velásquez, e 17 automóveis da cidade de Puerto Suarez.

Os veículos devolvidos vão passar por perícia em Campo Grande, para identificar os donos. A devolução é fruto do programa boliviano de regularização de veículos que acontece desde 2011.

São pelo menos 1,5 mil veículos roubados ou furtados em países vizinhos e levados ilegalmente à Bolívia. Além do Brasil, outros países fronteiriços à Bolívia também devem se beneficiar. Já a estimativa do ministro Cardozo é que haja ainda 4 mil veículos brasileiros no país vizinho.

Nos siga no Google Notícias