ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

No Estado, ações de combate à dengue não entram em 15% das casas

Fernanda Mathias | 30/05/2016 09:15
Ações envolvem agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, com apoio de militares das Forças Armadas (Foto: Fernando Antunes)
Ações envolvem agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, com apoio de militares das Forças Armadas (Foto: Fernando Antunes)

O Ministério da Saúde informa que em Mato Grosso do Sul as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, não chegaram a 15% dos domicílios que estavam fechados ou cujas visitas foram recusadas. O chamado quarto ciclo de enfrentamento ao inseto, neste ano, foi iniciado em 1º de maio, com 15 milhões de domicílios visitados no País.

Com ações específicas também em municípios fronteiriços, as visitas aos imóveis contam com a participação permanente de 266,2 mil agentes comunitários de saúde e 49,2 mil agentes de controle de endemias, com apoio de aproximadamente 5 mil militares das Forças Armadas, informa o Ministério. 

Também participam profissionais de equipes destacados pelos estados e municípios, como membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O índice de domicílios que barraram as visitas no Estado é inferior à média nacional, que é de 20%.

As visitas ocorreram em 50 municípios do Estado, de 166.803 municípios, 24.918 estavam fechados ou recusaram a entrada dos agentes.

O último relatório da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontava 56.003 casos suspeitos de dengue no Estado neste ano e 15 óbitos, ocorridos em Campo Grande, Coxim, Dourados, Maracaju e Ponta Porã, além de um caso em investigação.

Na noite deste domingo, 29, o paciente José Maria Quintania Leal, 49 anos, diagnosticado com dengue morreu na noite de ontem (29), no Posto de Saúde do Bairro Tiradentes, em Campo Grande. Conforme informações de boletim de ocorrência, era epilético e estava fazendo tratamento no posto de saúde desde a última quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias