ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

No maior conflito, briga por 135 mil hectares nasceu com rio "perdido"

A área deixou de ser Corumbá, virou Porto Murtinho e, na sequência, aldeia indígena

Aline dos Santos | 01/05/2018 08:35
Conforme Jadir Bocato, 17 municípios tem conflito por território em MS. (Foto: Marina Pacheco)
Conforme Jadir Bocato, 17 municípios tem conflito por território em MS. (Foto: Marina Pacheco)

A maior disputa por território entre municípios de Mato Grosso do Sul fica entre Porto Murtinho e Corumbá. Um rio “perdido” por 15 anos resultou em mudança de localização de 135 mil hectares. A área deixou de ser Corumbá, virou Porto Murtinho e, na sequência, aldeia indígena, num conflito fundiário que se arrasta por décadas.

“Porto Murtinho e Corumbá é tratado por nós como o maior problema que temos no Estado. Até porque não envolve só os limites dos municípios, envolve os limites da aldeia indígena kadiwéu. É algo tratado como muito problemático. Até porque o limite do município de Porto Murtinho é o limite da aldeia indígena kadiwéu e há uma dupla interpretação de onde está o rio Naitaka”, afirma o gerente de regularização fundiária da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Jadir Bocato.

Em parceria com o IBGE, a agência desenvolve o projeto Arquivo Gráfico Municipal, que vai regularizar os limites do municípios em Mato Grosso do Sul.

Rio perdido – O mapeamento dos limites municipais tem como base as cartas cartográficas do DSG (Departamento de Serviço Geográfico) do Exército. Em 1967, o levantamento não conseguiu definir o rio Naitaka. De acordo com Jadir, o primeiro trabalho foi de aerofotogrametria. Nesta modalidade, são feitas fotos aéreas. É determinado um plano de voo, com determinada velocidade, altitude e a máquina fotográfica é programada.

As fotografias são usadas em pares, com sobreposição de 50% de uma sobre outra. Com auxílio de um fotorestituídor, quem olha para as imagens vê em terceira dimensão. “Consigo ver as árvores, ver onde é morro, fazer o mapeamento dos rios. Mas como lá é Pantanal, não foi possível identificar onde estava a cabeceira”, explica Jadir.

Em 1982, a equipe do Exército voltou à região, desta vez, com levantamento por terra. “O pessoal do Exército foi avançando naquelas áreas alagadas e fazendo a medição. Foi o trabalho clássico de topografia, com teodolito, trena. Ficaram meses fazendo o levantamento”, diz o gerente da Agraer.

O comparativo entre as cartas topográficas resultou a mudança de limite entre os municípios, envolvendo os 135 mil hectares. Segundo Jadir, a partir da identificação do rio Naitaka, houve alteração no tamanho da aldeia, que também aponta o rio como limite. “Esse território é composto por propriedades rurais e tem um conflito seríssimo nessa região”.

A reportagem solicitou informações à assessoria de imprensa da prefeitura de Corumbá, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria. O Campo Grande News não conseguiu contato hoje com a prefeitura de Porto Murtinho.

Tecnologia - O projeto Arquivo Gráfico Municipal, que traça o desenho de um novo e definitivo mapa dos 35 milhões de hectares de Mato Grosso do Sul, esbarra na disputa 17 municípios por território.

Agora, o trabalho inclui georreferenciamento. São seis GPS de alta precisão, que trabalham em pares para determinar a latitude e a longitude.

Nos siga no Google Notícias