ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Desafio de boxe reúne atletas de MS, Goiás, São Paulo e Paraguai na Capital

Competição reunirá grandes nomes do pugilismo nacional e internacional no ginásio do Instituto Mirim

Por Jhefferson Gamarra | 13/12/2025 10:56
Desafio de boxe reúne atletas de MS, Goiás, São Paulo e Paraguai na Capital
Atletas do boxe que participarão do desafio em Campo Grande (Foto: Divulgação)

A 15ª edição do Desafio de Campeões será realizada neste fim de semana, nos dias 13 e 14, no ginásio do Instituto Mirim, em Campo Grande, reunindo boxeadores de algumas das principais escolas do pugilismo brasileiro e também do Paraguai. A competição contará com atletas das seleções de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraguai, além de representantes de academias tradicionais do Estado de São Paulo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O 15º Desafio de Campeões de boxe acontece nos dias 13 e 14 no ginásio do Instituto Mirim, em Campo Grande, reunindo atletas de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraguai. O evento contará com 31 lutas distribuídas em dois dias, nas categorias elite, sub-19 e sub-17, em disputas masculinas e femininas.A competição terá nomes de peso como a técnica paulista Graziele de Jesus, ex-atleta olímpica, e Niltinho Freitas, irmão do campeão mundial Popó Freitas, comandando a equipe goiana. A entrada será mediante doação de alimentos não perecíveis ou convites disponíveis nas academias locais.

A programação começa no sábado, com as lutas a partir das 19 horas, e segue no domingo, a partir das 10 horas. A entrada será mediante a doação de 3 quilos de alimentos não perecíveis ou por meio de convites disponíveis nas academias de boxe da Capital.

Segundo o presidente da Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FDBMS), o jornalista Ricardo Paredes, o público pode esperar dois dias de alto nível técnico. “Vamos ter dois dias de intensos combates de primeira categoria. Quem for ao ginásio vai vibrar muito, pode ter certeza”, afirmou. O jornalista esportivo Marcelo Nunes também destacou a força dos participantes. “Conheço bem a força do boxe de São Paulo e de Goiás, e sei também que o boxe do Paraguai desenvolve muito bem e impõe respeitabilidade. O time do MS também está completo”, ressaltou.

O evento contará com 15 lutas no sábado e 16 confrontos no domingo. Nas categorias da classe elite até 60 kg, 65 kg e 70 kg, haverá quatro atletas disputando o título de campeão. As demais categorias terão três competidores. Além da elite, o Desafio de Campeões também terá disputas nas classes sub-19 e sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.

De acordo com a FDBMS, o objetivo do Desafio de Campeões vai além do espetáculo esportivo. A competição busca fortalecer o intercâmbio com outras escolas do boxe brasileiro e internacional. “O Desafio de Campeões visa show, espetáculo com grandes combates, mas acima de tudo, reforçar o intercâmbio com outras escolas do boxe brasileiro e internacional é fundamental. O desenvolvimento no esporte acontece com esse tipo de iniciativa”, comentou Ricardo Paredes.

A Seleção de Mato Grosso do Sul será comandada pelos técnicos Paulo Lima e Ednoel Reis e contará com atletas de sete academias: 1º Round/Superação, Boxe Elite, Studio Reis, Maximus Academia, Team Oliveira, de Ponta Porã, e Pugillus, de Corumbá. Entre os destaques estão o peso pesado Rodrigo Queiroz (+90 kg), medalhista de bronze no Open Brasil, e a corumbaense Jennifer, que conquistou bronze no Campeonato Brasileiro Juvenil. Também estão confirmados os titulares Gabriel Mello (70 kg), Pedrinho Ribeiro (55 kg) e João Victor (60 kg). Na classe elite, o público verá o retorno do militar do Exército Muriel Pereira e a revelação do ano, Pedro Alves, na categoria até 90 kg.

A equipe de São Paulo terá como técnica Graziele de Jesus, que integrou a Seleção Olímpica Brasileira por mais de oito anos e disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, na categoria até 51 kg. O time paulista contará com seis boxeadores de escolas tradicionais, como o Centro Olímpico, Alfa Boxe São Paulo e Dodô Boxe.

Representando Goiás, a equipe será comandada por Niltinho Freitas, irmão do campeão mundial Acelino Popó Freitas. O boxe goiano é considerado atualmente uma das forças do cenário nacional. Em competições nacionais realizadas em 2025, incluindo as categorias de base e elite, nos naipes masculino e feminino, Goiás conquistou dez medalhas, sendo cinco de prata e cinco de bronze.

Já a equipe do Comitê Olímpico Paraguaio chegará a Campo Grande com sete atletas. O time será dirigido pelo técnico equatoriano Richard Choio. Conhecido pelo estilo de luta em curta distância, o boxe paraguaio tem investido em intercâmbios internacionais e mantém uma relação frequente com o boxe sul-mato-grossense, o que reforça a integração esportiva proposta pelo Desafio de Campeões.