Temporal derruba 31 árvores e prefeitura promove força-tarefa para retirada
Cidade foi atingida por ventania e equipes trabalham desde a noite de sexta-feira
Temporal que atingiu Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande, entre a tarde de sexta-feira (12) e a madrugada deste sábado (12), derrubou ao menos 31 árvores e a Prefeitura Municipal junto com a Defesa Civil mobilizou equipes para fazer reduzir os estragos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um temporal que atingiu Dourados, Mato Grosso do Sul, entre sexta-feira e sábado, causou a queda de 31 árvores em diferentes regiões da cidade. O evento também provocou danos em marquises, telhados e veículos, mas não houve registro de feridos ou grandes alagamentos. A Prefeitura e a Defesa Civil mobilizaram equipes para minimizar os estragos, com foco na desobstrução de vias públicas. A cidade já estava em processo de remoção de 392 árvores condenadas desde setembro, trabalho que deve ser concluído em dezembro. Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199.
O balanço inicial do temporal aponta que as árvores caíram em diferentes regiões da cidade, além de danos pontuais como avarias em marquises, no telhado de uma residência e veículos atingidos por galhos. Apesar da força dos ventos, não houve registro de feridos nem de grandes alagamentos, de acordo com as autoridades municipais.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana, os atendimentos começaram ainda durante a tempestade. O foco principal das equipes foi a desobstrução de vias públicas e a retirada das árvores que representavam risco à população. Os trabalhos se intensificaram durante a noite e continuam ao longo do dia de sábado.
Para acelerar a remoção do grande volume de galhos e troncos, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou uma pá carregadeira. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos confirmou a remoção de 12 árvores caídas e a execução de limpeza de bueiros em vários pontos que ficaram entupidos por folhas e detritos arrastados pela chuva.
Desde setembro, a Prefeitura está no processo de remoção de 392 árvores condenadas e 102 tocos que apresentavam risco à segurança. O serviço deve ser concluído neste mês de dezembro. A população de Dourados pode acionar a Defesa Civil em caso de emergência pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, no 193.
Alerta - Dourados está sob aviso de temporal válido até o final da manhã de domingo (14). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pode chover até 50 milímetros no dia e os ventos chegam aos 60 km/h.


