ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Nova regra para venda de moderador de apetite já vale

Redação | 07/01/2008 15:11

Já está em vigor resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilência Sanitária) que endurece os critérios para a prescrição e comercialização de anorexígenos, como são chamados os remédios que dimuem o apetite, muito consumidos no Brasil por quem quer emagrecer. A principal mudança é um novo tipo de receita médica, criado especificamente para estes medicamentos.

Desde o dia 3 de janeiro, a prescrição e a entrega ao paciente de medicamentos ou fórmulas que contenham substâncias psicotrópicas anorexígenas ficam sujeitas à notificação de receita do tipo "B2", a de cor azul, que tem validade máxima de 30 dias.

Os medicamentos com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade deverão, ainda, respeitar a dose máxima diária recomendada, conforme a resolução. A dose de medicamentos à base de femproporex, por exemplo, não deverá ultrapassar os 50,0 mg/dia.

Estão proibidos os medicamentos que contenham substâncias anorexígenas associadas entre si ou com ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos, hormônios e laxantes.

O descumprimento das novas exigências fica sujeito às sanções da lei 6437/77. A lei estabelece penalidades que chegam até à interdição do estabelecimento e multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. Ao farmacêutico responsável pelo estabelecimento também cabem as sanções do Conselho Regional de Farmácia.

Nos siga no Google Notícias