ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Nove cidades de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário neste domingo

Danielle Valentim | 13/05/2018 07:36
Vista aérea de Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.  (Foto: A Gazeta News)
Vista aérea de Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai. (Foto: A Gazeta News)

Neste Dia das Mães, 13 de maio, nove municípios de Mato Grosso do Sul comemoram suas emancipações político-administrativas. São eles: Aral Moreira, Sete Quedas, Tacuru, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Bodoquena, Deodápolis e Angélica.

Tacuru, distante 427 km de Campo Grande, completa 38 anos de emancipação e a programação para comemoração do dia é “recheada”. Além de shows musicais, a Prefeitura inaugura e lança obras e atividades esportivas, entre elas o 19º Encontro Interestadual de Clubes de Laço. O município também recebeu decoração especial.

Aral Moreira, distante 364 km da Capital, completa 42 anos de existência neste domingo, mas antecipou as comemorações para a última sexta-feira (11) com show da dupla Jads e Jadson. A programação será encerrada no domingo, dia 14, com desfile cívico.

Sete Quedas, a 471 km de Campo Grande, é a cidade considerada mais fria, de Mato Grosso do Sul, devido a sua localização, por causa da altitude e posição em relação à recepção de massas polares vindas da Argentina. O município completa hoje 38 anos. A cidade está localizada perto de Tacuru e Paranhos e a 77 km de Guaíra, Paraná.

Eldorado completa 42 anos de história. A cidade está situada às margens do Rio Paraná, no extremo sul de Mato Grosso do Sul, e divisa com Paraná, na posição central rodoviária da região chamada Cone Sul.

Mundo Novo completa 42 anos de emancipação. A cidade faz divisa com Guaíra e tem um grande atrativo que é a prainha, do rio Paraná. Faz fronteira com a cidade paraguaia de Salto del Guairá, um proeminente centro de compras de livre comércio.

Bodoquena, nome tupi-guarani que significa "nascente em cima da serra", também faz aniversário de emancipação de 38 anos, hoje. O município, distante 266 km de Campo Grande, é escolha de muitos turistas, devido suas belas paisagens e cachoeiras, como a Boca da Onça e Buraco do Macaco.

A festa começou no dia 9 e encerra neste domingo com atrações musicais, ações sociais, esportivas, culturais e desfile cívico. Ainda neste domingo, atletas de todo o estado participam do desafio de Mountain Bike organizado pelo departamento de Esportes durante a programação de aniversário.

Itaquiraí completa 37 anos de emancipação com festa para os trabalhadores. O município, a 410 km de Campo Grande, decidiu adiar um passeio ciclístico, do Dia do Trabalhador, para este domingo.

Até o século 18, a região era ocupada, pelos índios terenas e caiuás. A partir de então, começou a ser desbravada por bandeirantes. Em 1963 foi elevada a distrito pertencente a Ponta Porã com o nome de Itaquiraí e, posteriormente, passou a pertencer aos municípios de Amambai e Iguatemi. Em 1980, separou-se de Iguatemi, tornando-se um município autônomo.

Deodápolis, a 252 km de Campo Grande, comemora 39 anos neste domingo. O município com pouco mais de 11 mil habitantes é formado pela Vila Deodápolis e comunidades adjacentes (Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma).

E por fim, Angélica faz 54 anos hoje. Segundo os desbravadores, o nome do município é homenagem a uma senhora que oferecia comida e hospedagem aos forasteiros que passavam nas margens do rio Ivinhema. Sendo assim, o lugar ficou conhecido como Porto Angélica, mais tarde quando o vilarejo se torna município deu-se então o nome de Angélica, em homenagem à referida senhora.

Em março deste ano, moradores do pacato município comemoraram a chegada de Ismaily à Seleção Brasileira. A população saiu pelas ruas fazendo um buzinaço, com carros, motos e caminhonetes. O lateral que joga há 5 anos no Shakhtar Donetsk, nasceu em Mato Grosso do Sul e vestiu a camisa oficial do Brasil pela primeira vez.

Nos siga no Google Notícias